A Paróquia São Pedro Apóstolo, de Pedra Preta, está comemorando 60 anos de fundação. Neste domingo (29), Dia de São Pedro e São Paulo, e data da fundação da paróquia, fiéis encerram as comemorações do ano do jubileu, que teve início em junho do ano passado.
Procissão, missa com o bispo Dom Maurício Jardim, inauguração dos dois novos sinos, do novo cruzeiro e homenagens a quem ajudou a construir a história da paróquia, marcam as celebrações.
O Frei Sílvio José dos Santos destaca que foi um ano de várias celebrações e solenidades neste jubileu porque “celebrar 60 anos em um único dia é restritivo demais”.
Ao longo deste último ano, o Frei relata que celebrações e comemorações relembraram a história desses 60 anos como a recordação da primeira missa celebrada na paróquia em 1971, quando a igreja ainda não tinha teto e portas, que aconteceu no Natal daquele ano, até a inauguração de memoriais que trazem as fotos de todos os párocos que passaram pela paróquia ao longo dos 60 anos, de memoriais com os nomes das freiras catequistas missionárias que sempre estiveram presentes ao longo da história, bem como dos leigos, especialmente, os que já morreram e que foram parte da construção da história da paróquia.
O paroquiano Eduardo da Costa Ribeiro conta que a Paróquia São Pedro Apóstolo foi criada em 29 de junho de 1965, pelo Bispo Dom Vunibaldo, desmembrada da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Rondonópolis, com sede em Pedra Preta, como uma das pioneiras da Diocese de Rondonópolis e Guiratinga.
O paroquiano relembra ainda dois marcos importantes para a paróquia ao longo desses 60 anos, como quando a paróquia recebeu a cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude em 2013; e, a construção da nova igreja matriz, que teve início em 25 de novembro de 2013.
Hoje, a paróquia conta com 20 comunidades, incluindo a Igreja Matriz, sendo que destas, a maioria, 98%, está na zona rural do município. Além do Frei Sílvio, a paróquia conta com o padre Thiago Silveira Barros.
Neste domingo, o Frei destaca que será celebrada uma missa pelo bispo às 18h, com procissão saindo da praça central. Na ocasião, ainda serão inaugurados os dois novos sinos da Igreja Matriz e o novo cruzeiro.
Também será enterrada uma capsula do tempo com informações do período atual para que no futuro alguém conheça o momento vivido no jubileu de 60 anos da paróquia.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação