O clima junino tomou conta do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop, que promoveu nesta terça-feira (24) uma Festa Junina repleta de música, comidas típicas, brincadeiras e, principalmente, acolhimento.
O evento foi pensado para fortalecer os vínculos com as pessoas em situação de rua, proporcionando um momento de descontração, cuidado e valorização da convivência.
A ideia da festa surgiu a partir de uma conversa entre a equipe do Centro Pop e a secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira, que prontamente apoiou a iniciativa. O espaço foi todo decorado com materiais recicláveis, confeccionados com a ajuda dos próprios usuários do serviço.
“Eles se envolveram na produção das bandeirinhas e de toda a decoração, o que deixou tudo ainda mais especial”, contou a coordenadora do Centro Pop, Naidellainy Domingues.
A primeira-dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira, também abraçou a iniciativa e contribuiu significativamente para a realização do evento.
“A Festa Junina no Centro Pop é um momento de muita união, com bastante decoração, comidas típicas e um ambiente pensado para ser agradável e acolhedor. É um gesto que fortalece o vínculo com essas pessoas, que muitas vezes se sentem esquecidas pela sociedade”, destacou.
O cardápio repleto de delícias típicas como vários sabores de bolo, curau, cachorro-quente, pipoca, arroz doce, maçã do amor, paçoca, caldo de feijão, arroz carreteiro, amendoim torrado, cuscuz e outros quitutes preparados com muito carinho pela equipe do Centro Pop. A expectativa era de atender cerca de 150 pessoas, e, segundo os organizadores, aproximadamente 120 participaram da celebração.
A festa contou ainda com a juíza Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni, da 5ª Vara Criminal e diretora do Fórum da Comarca.
“Fico muito feliz de saber que o prefeito Cláudio Ferreira tem essa visão muito humana, assim como a secretária Alessandra. Nós, do Poder Judiciário, temos vários projetos juntamente com o Município e outras instituições públicas. Ter esse contato constante com todos vocês é uma forma de conseguir melhorar e trazer dignidade e cidadania para todos”, externou, via assessoria da prefeitura.
O evento foi marcado por sorrisos, danças e muita gratidão. Alessandra também ressaltou que esses momentos de convivência são fundamentais para aproximar os usuários dos serviços ofertados pela assistência social.
“Quando ganhamos a confiança deles, conseguimos encaminhá-los para tratamentos, oportunidades de trabalho ou até oferecer passagens para aqueles que desejam retornar à cidade de origem”.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Ednilson Aguiar/Gabinete de Comunicação