A secretaria municipal de Saúde já iniciou o processo para instalar o moderno aparelho de mamografia, também conhecido como mamógrafo, que foi encontrado ainda embalado na caixa, pela atual gestão, no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde. O aparelho teria sido adquirido em agosto do ano passado.
A informação foi repassada ao vereador Marisvaldo Gonçalves (Republicanos) pelo secretário municipal interino de Saúde, Mykaell Vitorino.
“Fiquei sabendo que foi encontrado um mamógrafo embalado na caixa, lá no almoxarifado da Saúde. Fomos até o secretário Mykaell, que confirmou a informação e garantiu que já foi dado início no processo para a sua instalação”, declarou ao A TRIBUNA o vereador Marisvaldo.
O equipamento foi adquirido pelo município em agosto do ano passado, por cerca de R$ 444 mil, conforme mostra nota fiscal repassada à reportagem.
O recurso usado para a compra é proveniente de uma emenda de aproximadamente R$ 1,275 milhão destinada pelo senador Wellington Fagundes (PL), que entrou na conta do município em 30 de junho de 2023, na gestão do ex-prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB).
De acordo com o vereador, para a instalação do equipamento é necessária uma sala específica devido aos requisitos de segurança radiológica, conforme prevê as normas vigentes da Vigilância Sanitária e da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Além disso, segundo Marisvaldo, ainda há necessidade de aquisição de alguns itens complementares e insumos necessários para o pleno funcionamento do serviço.
“Enquanto não é instalado, o secretário informou que o aparelho permanece em sua embalagem original por uma medida de segurança, visando preservar a sua integridade e garantir que não haja riscos de danos até a finalização das obras e a sua instalação adequada”, completou.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação