Mundial de Clubes: Fogão perde invencibilidade, mas elimina Atlético de Madrid e vai encarar o Palmeiras

Alvinegro sofre gol no fim, é derrotado pela primeira vez e avança em segundo lugar no Mundial de Clubes

O Botafogo também está nas oitavas de final do Mundial de Clubes da FIFA 2025. Nesta segunda-feira, 23, o Glorioso garantiu sua vaga em segundo lugar do Grupo A após sofrer uma derrota por 1 a 0 para o Atlético de Madrid, no Rose Bowl.

Mesmo perdendo, o Botafogo ficou em segundo lugar no Grupo B e vai travar um duelo brasileiro contra o Palmeiras na sequência da competição. Com isso, o Brasil já está garantido nas quartas de final.

Precisando apenas de um empate para garantir a liderança do Grupo B, o Botafogo voltou a mostrar a solidez defensiva que lhe garantiu o triunfo diante do Paris Saint-Germain.

Isso era mesmo necessário, já que o Atlético de Madrid sabia que muito provavelmente teria que vencer, e por um largo placar, para se classificar.

Apesar da pressão espanhola, foi o Fogão quem ameaçou primeiro. Em um rápido contra-ataque, que tem se tornado uma característica marcante do time de Renato Paiva no Mundial, Jefferson Savarino entrou na área e finalizou com muito perigo, mas foi interrompido por uma grande defesa de Jan Oblak. Depois, foi a vez de Artur ter um chute desviado passando perto.

O Atlético também teve suas chances, a maioria nos pés do atacante Julian Álvarez. Na melhor delas, o Araña recebeu um ótimo passe de Rodrigo de Paul na pequena área, mas chutou para fora. Antes do intervalo, o juiz foi chamado para rever um possível pênalti para o Atlético, mas, após revisão com o árbitro auxiliar de vídeo (VAR), ele identificou uma falta de ataque antes do lance.

Na volta para o segundo tempo, Diego Simeone levou Antoine Griezmann para o jogo. A entrada do francês adicionou criatividade para o ataque colchonero, que levou mais perigo e controlou a posse.

O próprio Griezmann teve algumas boas oportunidades dentro da área alvinegra. Em uma delas, furou ao tentar tocar de calcanhar. Em outra, jogou a bola para fora ao chutar de letra.

Aos 43 minutos, porém, a insistência valeu a pena. O cruzamento de Álvarez atravessou toda a área do Botafogo e encontrou Griezmann sozinho. Ele chutou de primeira e abriu o placar.

A reação parou por aí, no entanto, e o Atlético foi eliminado mesmo com a vitória. O Botafogo, por outro lado, avança com duas vitórias em três jogos após o empate triplo de seis pontos no Grupo B.

 

 

Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação/Fifa