Dengue: Com mais de 2 mil casos este ano, Município vai iniciar vacinação

Rondonópolis confirmou que recebeu pouco mais de 3 mil doses da vacina contra a dengue e deve iniciar a imunização nesta semana que está começando na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis confirmou que recebeu pouco mais de 3 mil doses da vacina contra a dengue e deve iniciar a imunização nesta semana que está começando na cidade.

A recomendação do Ministério da Saúde é para que a vacina contra a dengue seja aplicada no público entre 6 e 16 anos.

Em Rondonópolis, a Secretaria de Saúde ainda deve informar a data do início da vacinação e o público que poderá se imunizar, levando em conta a quantidade de doses recebidas.

Em 2024, a vacina da dengue foi incorporada ao SUS para o público de 10 a 14 anos que reside em localidades prioritárias, conforme critérios definidos a partir do cenário epidemiológico da doença no país e decisão pactuada com estados e municípios na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde recomendou para todos os estados para atualizar a recomendação de uso da vacina da dengue e permitir a ampliação do público-alvo desse imunizante, além do remanejamento para novos municípios, em caráter temporário, para doses com prazo de validade iminente.

A iniciativa visa garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população, ampliando a proteção contra a doença.

Mais de 2 mil casos
Somente neste ano, Rondonópolis já registrou 2.098 casos de dengue. A maior quantidade ocorreu em janeiro, quando foram confirmados 1.322 casos de dengue na cidade.

Com a adoção de iniciativas pelo Município para combater o surto da doença no início deste ano, os números caíram, mas ainda foram confirmados 35 casos em maio e 7 em junho (entre os dias 1º e 9). Rondonópolis não registrou mortes em decorrência da doença este ano.

Apesar da queda no número de casos, a preocupação continua, especialmente com a volta do período chuvoso que ocorre no final do ano.

 

 

Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil