O inverno começou nesta sexta-feira (20) e deve trazer temperaturas mais amenas para Rondonópolis no início desta semana. Conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem marcar temperatura mínima de 14ºC na cidade nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24).
Apesar da queda na temperatura pela manhã, o friozinho não deve continuar ao longo do dia, com a temperatura máxima podendo chegar aos 32ºC na segunda e 28ºC na terça.
Para este sábado (21) e domingo (22), a previsão do Inmet é de temperaturas mínimas de 17ºC no sábado e 19ºC no domingo. As máximas devem chegar a 34ºC e 35ºC nos dois dias, respectivamente.
Além da previsão de manhãs frias, o Inmet emitiu um alerta para este fim de semana de baixa umidade relativa do ar em Rondonópolis. O alerta amarelo de perigo potencial aponta para queda na umidade até 30% a 20% no final de semana. Conforme o alerta, há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
Inverno seco e mais quente
Já para este inverno, que teve início às 23h42 desta sexta-feira e deve terminar no dia 22 de setembro às 15h19 (horário de Brasília), o Inmet prevê condições de chuvas abaixo da média climatológica em toda a região Centro-Oeste, com tendência de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%.
As temperaturas tendem a apresentar-se acima da média, devido a permanência de massas de ar seco e quente, favorecendo a ocorrência de queimadas e incêndios florestais. Em Rondonópolis, as temperaturas devem ficar entre 2ºC e 3ºC acima da média.
O Instituto ainda prevê a ocorrência de episódios de friagem em Mato Grosso em função das incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam queda na temperatura do ar.
Além disso, segundo o Inmet, durante a estação, em função das inversões térmicas no período da manhã, são comuns as formações de nevoeiros e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, especialmente em estradas, áreas serranas e aeroportos.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Rafael Michiles