A Secretaria Municipal de Saúde informou, ontem (18), que vai seguir a determinação da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e abrir a vacinação contra a influenza para o público em geral em Rondonópolis a partir do dia 1º de julho. Enquanto isso, a vacinação segue ocorrendo nas unidades básicas de saúde na cidade para os grupos prioritários e estratégicos.
A orientação é para que crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos e gestantes compareçam aos postos de saúde para garantir a imunização, lembrando que o inverno, que se inicia nesta sexta-feira (20), é o período de maior circulação de vírus respiratórios.
A vacinação contra a gripe tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, além de ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Rondonópolis, a imunização contra a gripe segue baixa entre os grupos prioritários. Conforme a última atualização da Secretaria de Saúde, pouco mais de 36% haviam se vacinado.
Dados da Secretaria de Saúde apontam que as doenças do aparelho respiratório continuam entre as principais causas de morte em Rondonópolis. Em 2024, a taxa de mortalidade foi de 78,40 óbitos por 100 mil habitantes. Dentre as causas, destacam-se a pneumonia, com 47,92% dos casos, e as doenças crônicas das vias aéreas inferiores, com 36,46%.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil