Crianças com diabetes mellitus do tipo 1 que são atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Rondonópolis, poderão ter acesso gratuito a uma tecnologia que facilita o controle da glicemia.
É que projeto de lei, de autoria do vereador Dr. Manoel (UB), aprovado pela Câmara Municipal, visa que o município assegure gratuitamente para crianças de até 12 anos com diabetes, aparelhos com sensores digitais de glicemia que livra os portadores da doença das incontáveis picadas de agulhas nos dedos durante o dia.
“A nossa propositura visa permitir que essas crianças, cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde, tenham acesso gratuito a dispositivos modernos e menos dolorosos de controle da glicemia”, argumenta o vereador, observando que a monitorização do controle glicêmico é fundamental no tratamento do diabetes, especialmente do tipo I, mais frequente em crianças e adolescentes.
Os aparelhos sugeridos no projeto aprovado são dispositivos que ficam grudados na parte superior posterior do braço e faz, sem picadas ou dor, o controle dos níveis de açúcar no sangue, com duração de 14 dias. O controle da glicose em pacientes com diabetes tipo 1 exige múltiplas medições diárias.
De acordo com o vereador, conforme levantamento feito pelo seu gabinete, atualmente 156 crianças com diabetes tipo 1 estão cadastradas na Secretaria de Saúde.
Após ser aprovado pela Câmara, semana passada, o projeto de Lei seguiu para sanção do prefeito Cláudio Ferreira.
“Espero que o prefeito sancione. Afinal, tem um custo pequeno para o município”, finalizou o vereador.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo