Pensando em contribuir com o processo de limpeza urbana, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, determinou nesta segunda-feira (16) que os ecopontos municipais fiquem abertos, a partir de agora, também aos domingos.
Os ecopontos servem para o descarte de produtos inservíveis e resíduos de jardinagem e construção em pequena quantidade. O prefeito conclamou a participação de todos em prol do descarte de resíduos e materiais nos locais adequados.
Conforme Cláudio Ferreira, muitas pessoas têm apenas o domingo para fazer o descarte desses resíduos ou produtos domésticos e, diante do fechamento das unidades nesse dia, até então, ficam sem ter como fazer o serviço.
A medida foi tomada com o intuito de atender as pessoas que trabalham ou têm outros compromissos nos dias da semana, restando apenas o domingo para essa atividade. Anteriormente, os ecopontos funcionavam de segunda-feira a sábado.
Agora, segundo a comunicação da prefeitura, com o funcionamento dos ecopontos todos os dias da semana, o prefeito faz um apelo para que a população realmente faça uso desses locais, que não faça o descarte desses resíduos ou materiais em locais inadequados, como em terrenos baldios, espaços públicos e áreas sem construção.
“Nós estamos tomando essa medida para que população tenha a oportunidade de descartar seu resíduo de forma correta”, reforçou.
Ainda conforme a assessoria, Cláudio Ferreira observou ainda que é essencial a colaboração da população em prol de uma cidade mais limpa, saudável e bonita.
Nisso, atesta que é preciso que a sociedade trate o seu lixo e seus resíduos com seriedade e responsabilidade, considerando ainda que esses materiais descartados em locais inadequados afetam a saúde pública e o meio ambiente, com o risco de queimadas nessa época de seca, além de deporem contra a imagem da cidade.
Atualmente, Rondonópolis tem quatro ecopontos, sendo no Residencial Paiaguás, Vila Paulista, Rodovia do Peixe e Vila Operária – que funcionam das 6h até 18h, todos os dias.
= O que pode ser descartado nos ecopontos?
Inservível: móveis, cama, guarda roupa, sofá, geladeira, fogão, etc.
Podas: galhos e podas no geral.
Construção: resto de concreto, entulho no geral, gesso, etc.
Reciclável/Eletrônico: plástico, papelão, metal, sucata, equipamentos eletrônicos, etc.
Só pode entrar veículos do tamanho máximo de uma F1000 e com até 1m³ de volume.
= O que não pode descartar:
Embalagem de agrotóxicos;
Contaminados com óleo;
Pilhas e baterias;
Materiais de oficina;
Materiais com mistura plástico com entulho (limpeza de quintal);
Pneus.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação