Concentração para a Parada LGBTQIA+ reúne centenas de pessoas no Centro de Cuiabá

A concentração iniciou por volta das 14 horas e conta também com a presença de autoridades

Com bandeiras coloridas, leques, faixas e música centenas de pessoas se reúnem na tarde deste sábado (14), na Praça Ipiranga, em Cuiabá, para a 22ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+. O local é o ponto de partida da passeata que vai seguir até o estacionamento do Aquário Municipal, onde será realizado um show com a cantora Valesca Popuzada.

A concentração iniciou por volta das 14 horas e conta também com a presença de autoridades. O evento, tradicional na Capital, celebra a diversidade e dá visibilidade às pautas da comunidade.

Neste ano, a parada traz como tema central “Vidas Trans Importam”, reforçando a luta contra a violência e o preconceito que atingem, especialmente, a população trans. Militantes, coletivos, entidades de direitos humanos e simpatizantes se unem para reivindicar ações por respeito, dignidade e políticas públicas inclusivas.

Em entrevista ao Clovis Arantes, uma das lideranças da comunidade LGBTQIA+ em Cuiabá, destacou a importância da mobilização na luta por direitos.

“Estamos ocupando as ruas de Cuiabá e de Mato Grosso. Para dizer que a nossa população é uma população que paga impostos, é uma população que participa ativamente da vida do Estado e da cidade. Por isso, nós exigimos das autoridades políticas públicas para nossa. É para isso que nós estamos aqui. Então, eu quero convidar a todos e todas para fazer um ato lindo, um ato maravilhoso”, disse

Concentração
A concentração começa na Praça Ipiranga. De lá, o público segue pela Av. 15 de Novembro e no semáforo da Praça Luís de Albuquerque, no Bairro Porto, entrará pela contramão até o estacionamento do Aquário Municipal, onde será um realizado um show.

Para garantir a fluidez do tráfego e a segurança viária durante todo o percurso, nove agentes de trânsito estarão em operação. A equipe contará com cinco motociclistas e duas viaturas de quatro rodas, cada uma com dois agentes.

 

 

 

Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Yuri Ramires