Já está em operação no Pronto Atendimento Infantil, o PAzinho, o novo aparelho de raio-x. A nova gestão municipal decidiu instalar o equipamento que ainda estava na caixa em posse do município para por fim à suspensão dos exames que já era constante para que o aparelho antigo recebesse manutenção.
O equipamento que estava sendo utilizado na unidade já estava há anos em operação e pela alta demanda hospitalar não suportava a alta rotatividade de exames, tendo que parar os atendimentos para entrar em manutenção, conforme informou o diretor da rede hospitalar do município Antonion Pereira de Oliveira.
Com a recente posse à frente da Secretaria de Saúde, Mykaell Vitorino soube da existência de um equipamento novo, ainda guardado na caixa, no almoxarifado do município e solicitou imediatamente a instalação no PAzinho.
“Agora contamos com um aparelho novo que já está em pleno funcionamento aqui no hospital e com potencial de atender muito mais pacientes do que o anterior”, informou o secretário.
A redução do tempo de espera em filas para realização dos exames é um dos benefícios mais significativos que os pacientes do PAzinho terão com a instalação do novo equipamento.
Com ele, os médicos poderão ainda ampliar a capacidade de diagnóstico de quem procura a unidade que, geralmente, são casos de urgência.
Para instalar o novo raio-x, a Saúde também fez investimento na readequação da sala onde é realizado o exame.
Foi realizada manutenção na parte elétrica, garantindo total segurança para operação do equipamento e ainda no telhado da unidade que apresentava diversos vazamentos, agora corrigidos para evitar qualquer tipo de infiltração que possa danificar os aparelhos.
O raio-x no PAzinho auxilia no diagnóstico das crianças que chegam ao hospital com casos de traumas, luxações, quebraduras e, principalmente, na avaliação de quadros de síndromes respiratórios que precisam de exames mais detalhados.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Marcos Miraglia/Gabinete de Comunicação