No Casario: Exposição fotográfica traduz um canto de amor à natureza

Pioneiro na documentação dos parques nacionais, ele apresenta a mostra 'O Brasil de Araquém Alcântara', como parte da programação da Virada Sustentável Mato Grosso

Rondonópolis recebe uma exposição especial do fotógrafo Araquém Alcântara, um dos grandes nomes da fotografia ambiental no Brasil.

Pioneiro na documentação dos parques nacionais, ele apresenta a mostra “O Brasil de Araquém Alcântara”, como parte da programação da Virada Sustentável Mato Grosso.

A exposição, aberta ao público no Casario até este domingo, 1º de junho, traz imagens que retratam a riqueza dos biomas brasileiros, como Amazônia, Cerrado e Pantanal. Mais que um trabalho artístico, a obra de Alcântara serve como um alerta sobre a preservação ambiental.

Com 50 anos de carreira, o fotógrafo conquistou 6 prêmios internacionais e mais de 70 nacionais, além de publicar 61 livros dedicados à natureza e à cultura brasileira. Ele não apenas celebra a beleza do país, mas denuncia a destruição ambiental e defende a proteção dos povos indígenas.

“Minhas fotos são um canto de amor à natureza e ao povo brasileiro”, afirma Alcântara, que alerta para o desmatamento e a exploração desenfreada dos recursos naturais. “Precisamos mudar o Brasil agora!”, enfatiza.

A Virada Sustentável, promovida pelo Instituto Virada Sustentável e pelo Governo do Estado de Mato Grosso, busca aproximar o público da biodiversidade local por meio da arte [veja aqui].

A mostra em Rondonópolis é uma oportunidade única para conhecer de perto o trabalho de um dos mais importantes fotógrafos do Brasil. Como o próprio Araquém Alcântara define: “Minhas fotos não são andaime de nada, elas são como música, celebram a vida.”

Vale a pena conferir!





Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo