O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu ontem (27) alerta de perigo para declínio da temperatura e de atenção para tempestade em Rondonópolis, para hoje (28) e quinta-feira (29).
O alerta vermelho para declínio de temperatura aponta risco à saúde em função da queda de mais de 5ºC na temperatura. Conforme o Instituto, também podem ocorrer tempestade, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
Segundo o Inmet, uma frente fria deve atingir Rondonópolis hoje, podendo causar tempestade e posterior queda na temperatura. A previsão é de temperatura máxima de 25ºC, enquanto a mínima para hoje pode chegar a 13ºC.
O frio deve continuar na quinta com temperatura máxima de 22ºC e mínima de 12ºC. O dia deve ser de sol com poucas nuvens e não deve chover. A umidade relativa do ar pode cair a 30%.
A temperatura mais amena deve continuar na sexta-feira (30), conforme o Inmet, com temperatura variando entre 13ºC (mínima) e 30ºC (máxima). Na sexta o dia deve ter muitas nuvens, porém não há previsão de chuva.
De acordo com o site Climatempo, a onda de frio deve atingir Mato Grosso nesta quinta, mas a sexta-feira deve ser o pico do frio, com acentuada queda de temperatura na madrugada.
Ainda, segundo o site, uma segunda massa de ar frio polar já está sendo esperada para os primeiros dias de junho de 2025.
“Entre o enfraquecimento da onda de frio e da chegada desta segunda massa de ar frio, não haverá tempo suficiente para um aquecimento relevante no centro-sul do Brasil. Assim, o frio será renovado e as temperaturas vão se manter bastante baixas em grande parte do centro-sul do Brasil até o dia 3 de junho de 2025”, prevê.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Rovena Rosa