Neste sábado: Passeata contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A concentração está marcada para às 7h30, na Praça Brasil, com caminhada até a Praça dos Carreiros

Será neste sábado (24) a passeata de conscientização contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Rondonópolis.

A concentração está marcada para às 7h30, na Praça Brasil, com caminhada até a Praça dos Carreiros. A ação integra a campanha nacional alusiva ao 18 de Maio, Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com os Conselhos Tutelares, a Rede de Proteção, a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e instituições locais, a passeata busca mobilizar a sociedade civil e os órgãos públicos em torno do tema.

O assessor de gestão de conselhos da Secretaria de Promoção e Assistência Social, Wagner Bolonhesi, destaca a importância do evento como um marco na luta pela proteção da infância.

“Este é um importante momento de mobilização, que reúne diversas entidades da cidade. O objetivo é tirar o tema da invisibilidade e colocá-lo na pauta do dia”, afirmou.
Segundo Bolonhesi, iniciativas como esta têm refletido em resultados concretos.

“Queremos conscientizar, informar e encorajar a comunidade a proteger nossas crianças e adolescentes, além de evitar que se tornem vítimas de qualquer tipo de violência. Campanhas como essa geram resultados reais, com aumento das denúncias e maior visibilidade para os canais de proteção”, disse.

Toda a comunidade está convidada a participar da ação. Famílias, estudantes, universitários, conselhos tutelares, forças de segurança, instituições públicas e cidadãos em geral são esperados para a caminhada. A organização orienta que os participantes se vistam de laranja, cor símbolo da campanha, e levem cartazes para fortalecer a mensagem.

Além da passeata, a campanha busca promover educação preventiva e ampliar o conhecimento sobre os canais de denúncia, como o Disque 100 e os conselhos tutelares. A intenção é incentivar o rompimento do silêncio que ainda cerca muitos casos de violência sexual infantil.




Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo