Praças Brasil e dos Carreiros: Câmara deve votar hoje projeto de lei para licitar quiosques

Um dos símbolos de Rondonópolis, a praça dos Carreiros conta com três quiosques, com espaço para instalação de seis comércios

Os vereadores devem votar, hoje, projeto de lei de autoria do Poder Executivo que trata da regulamentação para realizar a licitação dos quiosques em espaços públicos como os existentes na Praça Brasil, na Praça dos Carreiros e no Distrito de Boa Vista.

O projeto foi debatido na ordem do dia de ontem da Câmara Municipal e deve ser votado durante a sessão ordinária desta quarta-feira (21). Esta será uma das principais votações desta semana na Casa de Leis, que ainda terá outros projetos do legislativo e também um projeto de lei da prefeitura que pretende tornar a iguana o animal símbolo de Rondonópolis.

Com relação aos quiosques, o projeto de lei já era esperado uma vez que os espaços estão ociosos há anos. Reportagens do A TRIBUNA mostraram a situação de “esquecimento” dos quiosques da Praça Brasil e também da Praça dos Carreiros nos últimos anos.

No caso da Praça dos Carreiros, os quiosques não foram licitados pela antiga gestão e permanecem fechados desde 2020 quando a obra de revitalização da praça foi concluída. Um dos símbolos de Rondonópolis, a praça conta com três quiosques, com espaço para instalação de seis comércios.

Em 2023, reportagem deste jornal já mostrava a cobrança de vereadores para que a prefeitura realizasse o processo de licitação para que os quiosques fossem explorados comercialmente, o que não ocorreu.

Na Praça Brasil, ao todo, são oito quiosques que foram reformados e que deveriam ter sido concedidos pelo Município por meio de um processo de concorrência pública, o que também não foi feito pela antiga gestão municipal.

Os oito quiosques da Praça Brasil estão fechados desde o final de 2021, após a prefeitura notificar os proprietários para que deixassem os espaços, pois os contratos de concessão não seriam renovados.

Naquela ocasião, o Município afirmou que após a conclusão da reforma da praça iria proceder com a regularização da situação de concessão dos quiosques, com a realização de um processo de licitação, o que também não ocorreu.



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo