Solidariedade em alta: Voluntárias da Avroc celebram conquista da futura sede

Uma geral da solenidade de lançamento da pedra fundamental da obra, que reuniu também representantes da classe política

Na manhã desta sexta-feira (16), foi lançada a pedra fundamental para a construção da sede própria da Associação de Voluntários de Rondonópolis de Combate ao Câncer (Avroc), no bairro Jardim Paulista. Uma grande pedra, doada por uma construtora da cidade, simbolizou a força e determinação das mulheres voluntárias que dedicam parte de suas vidas ao trabalho de amparo e amor ao próximo.

A Avroc nasceu da iniciativa de Walta Soares Borges e seu esposo Eurípedes Franco Borges, que trouxeram para a cidade um modelo de filantropia inspirado em Minas Gerais. Inicialmente chamada Avro, a entidade passou a focar no atendimento a pacientes com câncer, contando com o apoio da então deputada federal Teté Bezerra para oficializar sua atuação.

“Ao longo de 38 anos de atuação, a Avroc contou com o envolvimento da sociedade de Rondonópolis e a contribuição de diversas presidentes que ajudaram a moldar sua estrutura e serviços.

Atualmente, a entidade concentra seus esforços no atendimento domiciliar, levando alimentos, visitas, suporte espiritual e equipamentos necessários para o bem-estar dos pacientes, como cadeiras de rodas e liquidificadores.

A Avroc não realiza encaminhamentos para tratamentos externos, priorizando a assistência direta aos pacientes em suas casas, garantindo que recebam cuidados contínuos e essenciais à sua recuperação”, afirma Amélia Stefanini, voluntária da entidade desde sua fundação.

A solenidade contou com a presença do deputado estadual Nininho, dos vereadores Ibrahim Zaher, Marisvaldo, Renan Dourado, Mariuva Valentin, Alikson Reis, Amanda Pereira, representando o vereador Anderson Bananeiro, e Márcia Medeiros, representando a secretária de Promoção Social, Alessandra Ferreira.

O deputado Nininho destacou a importância do apoio a essas entidades e se prontificou a viabilizar uma emenda de R$ 600 mil para ajudar na construção do prédio.

Em seguida, os vereadores presentes, se uniram e se comprometeram a colaborar com a destinação de emendas no valor de R$ 50 mil cada um para essa obra, considerada essencial para o fortalecimento do trabalho assistencial da entidade.

Rita Valéria da Silva está há seis anos à frente da Avroc, tendo assumido a presidência após a perda de seu esposo para a doença. Sua gestão tem sido marcada pelo desafio de fortalecer a instituição, buscando suprir necessidades fundamentais, como a construção de uma sede própria.

“O terreno para a futura sede foi conquistado por meio do programa ‘Troco Solidário’ da loja Havan, que abriu espaço para que pudéssemos dar início a esse sonho. O lançamento da pedra fundamental representa um marco importante, permitindo vislumbrar um espaço destinado ao atendimento de pacientes, terapia ocupacional e encontros das voluntárias”, disse, emocionada.

Para viabilizar a construção, além de contar com o apoio da classe política, a Avroc organizará uma feijoada beneficente em 18 de agosto, cuja arrecadação será destinada às obras.

A entidade também busca doações de materiais e mão de obra voluntária, contando com o apoio da sociedade de Rondonópolis, que tem sido essencial para seus 38 anos de atuação no combate ao câncer e no amparo aos pacientes.

A conquista de uma sede própria marca um novo passo na história da Avroc, reafirmando seu compromisso com a assistência humanizada e inspirando outras iniciativas de apoio aos pacientes com câncer.




Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo