A Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis promove nesta sexta-feira (9) um workshop com foco na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Com o tema “Faça Bonito – Corações que Acolhem: Bases sólidas para adoção e proteção às crianças e adolescentes”, o evento vai reunir especialistas e representantes da rede de apoio para discutir assuntos como adoção, entrega voluntária, violência sexual e a importância do pacto pela primeira infância. A programação acontecerá no plenário do Tribunal do Júri da Comarca de Rondonópolis.
O workshop tem como objetivo ampliar o debate com a sociedade sobre os temas e contará com a participação de especialistas da área do Direito, Psicologia e representantes do Conselho Tutelar para promover o diálogo entre comunidade e profissionais que atuam na proteção de crianças e adolescentes.
Um dos destaques do evento é a discussão sobre a entrega voluntária, direito assegurado por lei a todas as mulheres que desejam entregar os filhos para adoção.
A juíza Maria das Graças Gomes da Costa e a promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower conduzirão a palestra sobre o tema, com o objetivo de combater o preconceito e a desinformação.
A programação do workshop começa às 9h30, no plenário do Tribunal do Júri, com a palestra da psicóloga Regiane Mendes Fernandes, que abordará o pacto da primeira infância e os aspectos psicológicos do desenvolvimento entre zero e seis anos. No período da tarde, às 13h, a psicóloga Ana Letícia Bonfanti discutirá a violência sexual contra crianças e adolescentes.
Já às 14h, a psicóloga Gleiciele de Oliveira Silva falará sobre a adoção e bases sólidas para a proteção efetiva de crianças e adolescentes.
A última palestra está marcada para 16h e será conduzida pela juíza Maria das Graças, pela promotora Patrícia Eleutério e pelo conselheiro tutelar Marcos William Sebastião, com o tema “Entrega voluntária – mitos e verdades”.
O evento é realizado pela Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis, Ministério Público, Grupo de Apoio à Adoção e 1ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT). A entrada para participar do workshop será a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis ou 2 litros de leite integral em caixa.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Ilustração