Encontro Nacional de Violeiros: Violeira de apenas 14 anos será uma das atrações em Poxoréu

Natural de São José do Povo, Clara Viola vai subir ao palco principal do tradicional evento, no dia 2 de maio, como atração convidada

Com apenas 14 anos, Clara Viola já conquistou o título de tricampeã mirim no tradicional Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu e, no próximo dia 2 de maio, vai subir ao palco principal do evento como atração convidada.

Para ela, a apresentação será um marco na sua jovem carreira musical e deve consolidar sua transição de promessa mirim para artista em ascensão. A entrada para o evento será 1 kg de alimento não perecível, destinado ao projeto social Sesc Mesa Brasil.

Natural de São José do Povo, Clara teve o primeiro contato com a música caipira ainda na infância, influenciada pela tradição da família.

“Despertei o interesse musical aos 7 anos de idade, quando presenciei uma apresentação da folia de reis no sítio dos meus avós paternos. Me encantei com o som diferente da viola”, relembra.

No aniversário de 8 anos, Clara foi presenteada com sua primeira viola por um amigo da família. A partir daí, iniciou aulas em Rondonópolis, com apoio da mãe, que a levava semanalmente para os estudos musicais. O talento da jovem chamou atenção do profissional. “O professor percebeu minha capacidade de ir além e me incentivou muito”, conta.

Em 2021, Clara teve sua primeira conquista: ficou em segundo lugar no Festival de Música Zé Damião, em Rondonópolis. No ano seguinte, sua trajetória tomou um novo rumo com a participação no 18º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu, onde conquistou o 1º lugar na categoria mirim.

A vitória abriu portas para apresentações em festividades e shows ao lado de grandes nomes da música sertaneja, como o Trio Parada Dura. “A partir dessa conquista, iniciei minha trajetória profissional. Participei de shows nacionais, conquistei mais dois títulos no Encontro de Poxoréu e recebi o título de tricampeã mirim. Isso tudo foi muito marcante para mim, porque me abriu novos horizontes”, destaca Clara.

A jovem também realizou o sonho de lançar o primeiro DVD, um marco em sua carreira. Para ela, a emoção de participar do Encontro Nacional de Violeiros neste ano é ainda maior.

“Meu coração está cheio de alegria porque eu vou voltar nesse palco, que é muito importante para mim e para a minha trajetória. E saber que agora eu estarei me apresentando junto aos artistas profissionais é uma sensação inexplicável. Voltar a Poxoréu é voltar às raízes e celebrar a música caipira que a gente tanto ama”, diz a violeira.

A jovem violeira sobe ao palco no dia 2 de maio, em evento que pretende reunir grandes nomes da música sertaneja raiz. Para quem for ao parque de exposições do Sindicato Rural de Poxoréu, a entrada será gratuita mediante doação de alimento.

“Se você tem um sonho, corre atrás, dê o seu melhor. Eu estou correndo atrás do meu sonho, estou dando o meu melhor e acredito que minha trajetória vai muito além. Sempre coloco Deus à frente de tudo porque vale muito a pena no final”, finaliza Clara Viola.




Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação