Média histórica: Roo tem o abril mais chuvoso dos últimos 30 anos

Os dados coletados apontam que em abril, até ontem (24), Rondonópolis já registrou 241 mm de chuva, quantidade 326% acima da média normal para o mês, que é de 74 mm

Depois de registrar uma seca histórica em 2024, Rondonópolis tem um mês de abril com volumes de chuvas muito além da média histórica dos últimos 30 anos conforme dados de satélites e estações meteorológicas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Os dados coletados apontam que em abril, até ontem (24), Rondonópolis já registrou 241 mm de chuva, quantidade 326% acima da média normal para o mês, que é de 74 mm.

Para se ter uma ideia, somente no dia 17 de abril, Rondonópolis registrou em um período de 24 horas, 55,8 mm de chuva de acordo com dados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade foi a terceira do Brasil em quantidade de chuva na data.

Ainda neste mês de abril, no dia 6, Rondonópolis registrou 54 mm de chuva em 24 horas. Naquele dia, o ranking do Inmet apontou que a cidade foi a sexta em volume de chuva no País.

MAIS CHUVA
E, ainda deve vir mais chuva por aí, já que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu ontem mais um alerta de chuvas intensas para Rondonópolis válido para hoje (25) e para este sábado (26).

Segundo o Instituto, há a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além da previsão de chuva para hoje e sábado, o Inmet indica que ainda podem ocorrer pancadas de chuvas e trovoadas isoladas neste domingo (27) e na segunda-feira (28).

A temperatura deve variar entre 34ºC e 23ºC hoje, no sábado e no domingo. Na segunda-feira, a temperatura mínima pode chegar a 19ºC e a máxima a 32ºC.

Chuva recorde
Conforme levantamento do site Clima Tempo, Cuiabá, por exemplo, já registrou o abril mais chuvoso em 64 anos. Na capital, o Inmet já registrou 281 mm de chuva até o dia 22 de abril.

Segundo o Clima Tempo, normalmente a região de Cuiabá, e a maioria das áreas do estado de Mato Grosso, de forma geral, experimentam uma redução da frequência e do volume de chuva no decorrer de abril. Em anos normais, as precipitações de abril são as últimas antes do período de estiagem, que começa em maio.

Este ano, contudo, a circulação de ventos sobre a América do Sul em abril está mantendo o fluxo de umidade vindo do Norte do Brasil mais persistente do que de costume.

Além disso, o ar continua quente. As poucas massas de ar frio que avançaram para o Brasil este mês não tiveram força para esfriar a atmosfera na região de Cuiabá.

Outra situação que vem sendo observada, conforme o Clima Tempo, é que, até agora, o sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul, conhecido como ASAS, não tem conseguido se estabelecer pelo interior do Brasil, como em geral já começa a ocorrer durante o mês de abril.

A ASAS, como toda alta pressão, reduz a umidade no ar e inibe o crescimento de grandes nuvens, o que faz com que a frequência das pancadas de chuvas diminua.

Com a grande disponibilidade de umidade no ar e a atmosfera quente, as nuvens de chuva ainda estão se formando facilmente provocando pancadas de chuvas frequentes pelo Mato Grosso.



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: @mayconrigato