O ex-vereador Juca Lemos anunciou, oficialmente, sua candidatura à presidência do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Rondonópolis.
Com uma proposta voltada à mobilização de base, Lemos é candidato ao Processo de Eleição Direta (PED) 2025, marcado para o dia 6 de julho, com a professora Zilda Castro como vice.
“Companheiras e companheiros filiados ao PT de Rondonópolis, vocês me conhecem muito bem, pois desde os anos 80, como sindicalista, sempre estive defendendo o Partido dos Trabalhadores, defendendo Lula e as nossas bandeiras por um país e uma sociedade mais justos”, afirmou o candidato em seu manifesto.
Aos 65 anos, com mais de três décadas de militância, três mandatos de vereador e experiências como suplente nas esferas estadual e federal, Juca Lemos apresenta sua candidatura como uma resposta ao chamado da militância.
“Nunca presidi o partido, mas agora me foi dado esse desafio. Estou com muita vontade, com muita garra, com muita disposição e esperança”, declarou. Segundo ele, o objetivo é lutar contra todas as formas de preconceito e reunir uma frente ampla de vozes dentro do partido.
Lemos propõe uma atuação mais próxima à população e promete transformar o diretório em um espaço ativo e plural. “Não oferecerei benesses, tesouros e nem riquezas; mas sim, um partido que se reúna constantemente com seus filiados no diretório, nas suas plenárias abertas e encontros; debatendo, discutindo e decidindo os rumos que devemos tomar na cidade de Rondonópolis”, afirmou.
O candidato defende uma política ativa de formação de base com foco nas eleições de 2026 e a reeleição do presidente Lula. “Nosso partido precisa ter uma estratégia que permita sua inserção em toda a cidade. Temos que criar comitês e núcleos populares do PT em todas as regiões”, aponta.
Entre as propostas de reestruturação do partido, estão o fortalecimento de setoriais temáticos, como os de negros, povos originários, LGBTs, evangélicos, culturais e agrários.
“Temos uma grande diversidade cultural em nossa cidade. Podemos também criar um setorial de esporte e lazer; assim como, fazermos uma constante formação política, mostrando a nossa população os princípios e ideais do Partido dos Trabalhadores”, destacou o candidato.
Sobre o futuro, Lemos afirma que o PT precisa se preparar desde já para disputar a prefeitura de Rondonópolis em 2028. “Precisamos ter uma constante relação de respeito e unidade com os demais partidos da base de apoio ao governo Lula. Iniciar de imediato um trabalho de base, com reuniões nos bairros e diversos setores da sociedade, preparando candidatos a vereadores e trabalhando uma candidatura do nosso partido para prefeitura da cidade”, disse.
Com relação ao calendário do PED 2025, a Comissão Executiva do PT determinou o prazo até 28 de abril para definição dos locais de votação.
As inscrições de chapas e candidaturas municipais serão até o dia 2 de maio, enquanto as estaduais devem ser registradas até 9 de maio. As secretarias de organização têm três dias úteis após os prazos finais para registrar as chapas e candidatos no sistema oficial.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação