O prefeito Cláudio Ferreira aproveitou o feriadão prolongado para anunciar projetos para melhorar a mobilidade urbana em Rondonópolis. Foram anunciados pelo prefeito a elaboração dos projetos para construção de dois viadutos na cidade e a implementação da maior ciclovia do município, interligando o setor industrial ao maior núcleo populacional do perímetro urbano.
A ciclovia vai começar na Avenida Otaviano Muniz, próxima à BR-364, seguirá pela Lions Internacional, Avenida Rotary Internacional, Rua Filinto Muller e chegando à Avenida Irmã Bernarda, no Conjunto São José. O lançamento dos projetos integram as atividades alusivas aos 100 primeiros dias da nova gestão.
Quanto aos viadutos, o prefeito informou que já está com os projetos sendo confeccionados. Um dos viadutos será na confluência da Avenida dos Estudantes com o Anel Viário e a Avenida Júlio Campos. O outro será na confluência da Rua Fernando Correa com a Avenida Lions Internacional e acesso à Avenida Otaviano Muniz.
Cláudio explicou que o intuito é dar um salto de urbanidade com os novos projetos em andamento, que incluem ciclovias, corredores de ônibus e parques lineares.
Ele observa que a cidade tem uma antiga carência de investimentos em viadutos, alargamento das vias públicas e ações de mobilidade, considerando a expressiva frota local de veículos, com pontos de estrangulamento no trânsito e altos índices de acidentes. Assim, os projetos vêm ajudar na pacificação e modernização do trânsito.
“Nós vamos deixar a cidade mais bonita, humanizada, segura, acolhedora, atrativa e realmente feita para as pessoas prosperarem e serem felizes”, analisou o gestor sobre os investimentos em obras estruturantes.

Perspectiva da modernização da Avenida Rotary Internacional (Foto – Ilustrativa)
Conforme o prefeito, a escolha dos locais que vão receber os primeiros viadutos do trânsito urbano de Rondonópolis são pontos críticos na mobilidade local.
No caso da rotatória da Avenida dos Estudantes com o Anel Viário, ele analisou que se trata de passagem obrigatória para uma das regiões que mais cresceram nos últimos anos no município, incluindo o Grande Conquista, o João Antônio Fagundes, o Alfredo de Castro, o Ananias, o Jardim Atlântico, condomínios fechados, entre outros, onde o trânsito precisa ser melhor organizado.
Igualmente, apontou que o ponto da Rua Fernando Correa no acesso à ponte sobre o Rio Vermelho precisa de uma intervenção para garantir maior fluidez e segurança no trânsito, por ser um dos corredores viários que mais ganharam relevância no âmbito municipal.
Para concretizar esses projetos, Cláudio informou que vem fazendo um trabalho de muito esforço para economizar recursos, promovendo corte de despesas e ajustes necessários. Ele enfatiza que a gestão tem trabalhado bastante para incrementar a receita, mas sem aumentar impostos.
“Inicialmente pretendemos erguer esses viadutos com recursos próprios, mas estamos buscando parcerias também”, externou.
Em relação à ciclovia, o prefeito explicou que ela deve começar na Avenida Otaviano Muniz, próxima à BR-364, seguirá pela Lions Internacional, Avenida Rotary Internacional, Rua Filinto Muller e chegando à Avenida Irmã Bernarda, no Conjunto São José.
Além da ciclovia, o projeto contempla a modernização da Avenida Rotary e construção de corredores de ônibus, devendo ser realizado em etapas.

O projeto do parque linear na Avenida Irmã Bernarda (Foto – Ilustrativa)
“A ciclovia faz parte do contexto de modernização da mobilidade urbana, de pacificar o trânsito, de criar elementos construtivos mais humanizados, deixando a cidade mais bonita e acolhedora. Faz parte de uma tendência global na qual as cidades não podem ser pensadas só para carros. Temos de pensar em alternativas”, justificou o gestor, apontando que as alternativas passam por investimentos no transporte coletivo e em ciclovias.
A licitação da primeira etapa do projeto deve sair ainda este ano. Em relação à modernização da Avenida Rotary, Cláudio informou que o projeto vai abranger o alargamento das pistas, a ciclovia, implantação de corredores de ônibus, nova iluminação, arborização, a completa urbanização da via.
“Nós vamos deixar a cidade mais bonita, humanizada, segura, acolhedora, atrativa e realmente feita para as pessoas prosperarem e serem felizes”, analisou o gestor.
A Avenida Irmã Bernarda, no Conjunto São José, também vai se transformar em um grande espaço que vai integrar mobilidade, infraestrutura e lazer, com a implantação de um parque linear na via, modernizando o canteiro central existente.
O parque linear na Avenida Irmã Bernarda vai englobar o trecho final da maior ciclovia que está sendo projetada na cidade (a qual deve começar na Avenida Otaviano Muniz) e uma completa urbanização do canteiro central com playground, pista de skate, espaços de exercícios físicos, novo paisagismo e nova iluminação, além de pista de caminhada.
Conforme o prefeito, esse espaço da Avenida Irmã Bernarda está subutilizado atualmente, localizando-se em uma das regiões mais populosas da cidade, bem como sendo uma confluência de diferentes atividades, como comercial, de entretenimento com bares e restaurantes e ainda de lazer.
“Vamos modernizar esse espaço para atender de forma multifuncional toda aquela comunidade”, explicou.
O projeto do parque linear na Avenida Irmã Bernarda já está pronto e deve ser licitado ainda em 2025.
Fonte: A Tribuna MNT
Crédito da Foto: Ilustrativa