Travessia urbana: Sinop será contemplada com sete viadutos

Vem chamando a atenção o fato do projeto contemplar a construção de sete viadutos ao longo daquela travessia, sendo que um dos viadutos já teve as obras iniciadas

A concessionária Rota do Oeste, controlada agora pela MT Par, empresa de economia mista do Governo de Mato Grosso, anunciou investimento para duplicação do perímetro urbano de Sinop, cidade pólo do norte do Estado.

Vem chamando a atenção o fato do projeto contemplar a construção de sete viadutos ao longo daquela travessia, sendo que um dos viadutos já teve as obras iniciadas. Em Rondonópolis, a Rota do Oeste até agora não oficializou a construção de nenhum novo viaduto na travessia urbana local.

O governador Mauro Mendes visitou o canteiro de obras do primeiro viaduto planejado para a travessia urbana de Sinop na semana passada. A construção foi contratada após o Governo de Mato Grosso assumir a administração da Rota do Oeste, por meio da MT Par.

Ao todo, as intervenções no perímetro urbano de Sinop incluem, além dos viadutos, a duplicação de 26 quilômetros da BR-163 e a recuperação de outros 17 quilômetros da pista existente, com um investimento total de R$ 370 milhões.

“As obras no perímetro urbano de Sinop vão permitir a segregação do tráfego pesado da rodovia em relação ao tráfego local, de quem mora no município e precisa cruzar a BR-163 diariamente. Isso trará mais segurança para todos, que é nosso principal objetivo como Concessionária, além de garantir fluidez e a infraestrutura necessária para o escoamento da nossa safra”, afirmou o diretor-presidente da concessionária, Luciano Uchoa.

Conforme o gerente de Relações Institucionais da Nova Rota, Roberto Madureira, o gerente de obras da concessionária, Jhonatan Bezerra, e o coordenador de obras em Sinop, Abner Cruz, em reunião com a comunidade local, Sinop é um dos municípios abrangidos pela BR-163 que receberá o maior volume de obras.

As obras eliminarão os conflitos nas interseções entre as vias municipais e o eixo da BR-163, promovendo a segregação entre o tráfego urbano e o tráfego pesado.

Segundo Abner Cruz, esse novo cenário contribuirá para a redução do número de ocorrências registradas em Sinop, preservando a integridade física e a vida de quem transita pela região.

A duplicação da BR-163 no norte do Estado foi iniciada em 2023, após o Governo do Estado assumir a gestão da Nova Rota do Oeste e realizar um aporte financeiro de R$ 1,6 bilhão para as obras.

Desde então, já estão contratados os serviços para a duplicação de todo o trecho norte da rodovia sob concessão — entre Diamantino e Sinop — e que já conta com 100 quilômetros entregues aos usuários



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação