As obras de recuperação da ponte de madeira que liga os bairros Jardim das Flores e Jardim Padre Rodolfo Lunkenbein, em Rondonópolis, começaram nesta terça-feira (15).
A intervenção, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), busca garantir a segurança dos moradores com uma reforma emergencial da estrutura, que foi interditada devido ao risco de desabamento.
De acordo com a Sinfra, as máquinas iniciaram os trabalhos de recuperação da ponte de madeira, localizada sobre o córrego Lajeadinho, na rua João Ponce de Arruda. Com a obra, o local segue interditado para o tráfego de pedestres e veículos e ainda não há previsão para a reabertura da travessia.
Em paralelo, a secretaria informou que está desenvolvendo um projeto para a construção de uma nova ponte em concreto, que substituirá definitivamente a atual estrutura de madeira.
A interdição e recuperação da ponte de madeira foi necessária após uma série de problemas estruturais. Tábuas soltas, danos nas vigas de sustentação e uma erosão significativa em uma das cabeceiras representavam riscos iminentes aos moradores que utilizam a travessia diariamente.
Apesar da interdição, alguns moradores continuavam atravessando a ponte de forma irregular, especialmente ciclistas e estudantes.
A prática gerou preocupação na comunidade, que cobrou a recuperação da ponte, já que é uma rota essencial para quem precisa acessar a escola municipal no Jardim das Flores, principalmente crianças que residem no Jardim Padre Rodolfo e adjacências.
A estrutura de madeira já passou por diversas reformas temporárias, mas sem uma solução definitiva. A expectativa é que com o desenvolvimento do projeto para a construção de uma nova ponte em concreto, o problema seja resolvido de forma definitivo.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação