A Prefeitura de Rondonópolis anunciou que iniciará, nesta terça-feira (1º), a limpeza do Parque do Escondidinho – “Antônio Rodrigues do Nascimento”, que foi abandonado pela gestão passada. Além da limpeza, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária fará um levantamento dos danos estruturais no parque.
“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária informa que vai iniciar um serviço completo de limpeza do Parque do Escondidinho. Além disso, vai fazer o levantamento dos estragos e problemas existentes para que possam preparar a devida regularização”, afirma a pasta por meio da nota.
Inaugurado no final de 2021 e com um investimento de mais de R$ 7 milhões, o parque está localizado às margens do Córrego Escondidinho e era utilizado como área de lazer para a comunidade.
Desde o final de 2023, a falta de manutenção tem comprometido a infraestrutura e afetado o uso do espaço por crianças, jovens e adultos que antes frequentavam o local para atividades esportivas e recreativas.
Na última semana, os presidentes dos bairros Vila Olinda, Silvelene Pereira, e do Pedra 90, Professor Kiko, estiveram na redação do A TRIBUNA e relataram que a situação do parque começou a se deteriorar no final de 2023 e se agravou em 2024.
Além da falta de manutenção, um dos principais problemas apontados é a ausência de iluminação pública e vigilância.
Segundo moradores, os portões foram arrancados, equipamentos estão quebrados e a estrutura de alguns espaços, como o mirante, apresenta risco de desabamento. O mato alto e o acúmulo de lixo também aumentam a preocupação com a presença de animais peçonhentos.
Antes do abandono, o parque abrigava atividades como aulas de futebol, capoeira, zumba e violão, que atendiam crianças e adultos da região. Com a deterioração do espaço, essas atividades foram interrompidas.
Com o início da limpeza, a expectativa da comunidade é que a prefeitura não apenas remova o lixo acumulado e o mato alto, mas também promova ações estruturais para a recuperação completa do parque.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: César Augusto