Recursos garantem expansão da universidade

Depois de criada, a UFR implantou novas estruturas e quadro de pessoal e se prepara para avançar mais

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) avança em sua missão de expandir o acesso à educação superior de qualidade em Mato Grosso e conta com o apoio do senador Wellington Fagundes nesse processo.

O próximo campus deve ser em Primavera do Leste. Estudo de viabilidade está pronto. Só falta definir o local.

Mas os investimentos em infraestrutura promovidas pelo senador vem de longo tempo, desde quando o campus ainda fazia parte da Universidade Federal de Mato Grosso.

Após a criação da UFR, o senador viabilizou vários recursos, como é o caso da construção do Bloco Operacional, que vai contar com almoxarifado, oficina de pequenos reparos, vestiário e refeitório e espaço para separação de resíduos.

O Bloco G, destinado a dez novos espaços para laboratórios de diversos cursos de graduação, os quais contribuirão com a ampliação da capacidade de atendimento e suporte acadêmico da universidade às aulas práticas e pesquisas.

O Bloco F já foi inaugurado para atender a comunidade com laboratórios especializados e salas de aula. O Bloco Administrativo permitirá a centralização dos serviços administrativos, facilitando o atendimento a estudantes, servidores e comunidade externa.

A UFR ainda conta com usinas fotovoltaicas para a produção sustentável de energia e o programa “Mulheres Empreendedoras Conectadas”, também viabilizadas com recursos do senador Wellington Fagundes.

Mas a estruturação do campus não envolveu apenas a parte física. Também era preciso investir na formação do corpo técnico e administrativo. Nesse sentido, o senador apresentou projeto que derrubou as restrições de criação e ocupação de novos cargos nas universidades recém-criadas. Era o período da pandemia da covid-19 e o governo federal pretendia controlar os gastos.




Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Assessoria