Nos dias 27 e 28 de setembro, o ultramaratonista Cristian de Almeida, de 46 anos, representará Rondonópolis na ultramaratona Spartathlon 2025, que ocorre entre Atenas e Esparta, na Grécia.
Inspirada na corrida do soldado grego Fidípides, que percorreu essa distância para buscar reforços antes da Batalha de Maratona, a prova tem 245 km de extensão e é considerada uma das mais difíceis do mundo. Cristian é um dos nove brasileiros selecionados para a edição deste ano.
A seleção para a competição ocorreu no dia 13 de março, na International Spartathlon Association, por meio de um processo eletrônico automatizado, sem interferência humana.
A prova faz parte do circuito mundial de ultramaratonas e foi reconhecida com o selo IAU Golden Label pela International Association of Ultrarunners (IAU), um dos mais importantes reconhecimentos do esporte.
Cristian tem uma trajetória no mundo das ultramaratonas e acumula participações em provas como a Brazil 135, a Ultra Pantanal e o Desafio do Araguaia, por exemplo. Segundo ele, seu extenso currículo esportivo foi um fator decisivo para a seleção na Spartathlon.
“É uma das corridas mais difíceis do mundo. Fomos apenas nove brasileiros selecionados e a seleção foi rigorosa, baseada em nosso histórico em provas de longa distância. Como tenho bastante experiência em ultramaratonas, toda essa minha bagagem ajudou na escolha da Spartathlon. Representar Rondonópolis e o Brasil em uma corrida tão icônica é um orgulho imenso”, disse.
O momento mais esperado da prova é a chegada em Esparta, onde os atletas devem tocar os pés da estátua do rei Leônidas, gesto simbólico de conquista.
“Quando você chega no final do percurso, recebe uma coroa e se ajoelha diante da estátua de um guerreiro espartano. É algo histórico, uma conexão com a Grécia Antiga, e só de falar já me dá arrepio. É uma emoção muito grande”, contou o corredor.
A preparação de Cristian envolve treinos diários em estradas, morros e terrenos irregulares de Rondonópolis. “Corro entre 10 a 25 km por dia e nos finais de semana intensifico os treinos em regiões de altitude e estrada de chão. E até hoje nunca tivemos empresas que chegassem e realmente dessem apoio para nós. Eu não falo só para mim, mas para todos os corredores. Rondonópolis é uma potência e muitas empresas poderiam investir no esporte”, lamentou.
O atleta busca novos apoiadores que possam investir em sua jornada para a Grécia. “Minha camiseta estará disponível para patrocinadores. Essa corrida tem visibilidade mundial e seria uma grande oportunidade para empresas de Rondonópolis mostrarem sua marca para o mundo. Vou para a Grécia com garra e determinação, representando minha cidade e o Brasil”, afirmou.
Com a proximidade da competição, o ultramaratonista segue uma rotina intensa de treinos e busca apoio para a viagem. Quem desejar contribuir com patrocínios pode entrar em contato diretamente com ele pelo telefone (66) 99971-6028. “Tenho certeza de que vou encontrar parceiros que acreditam no esporte e na força dos atletas brasileiros”, concluiu Cristian.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação