Selecionado: Artista local participa de exposição no interior de São Paulo

A obra de Maike Moreira que estará em exposição é denominada 'Dança Feminina contra Violência Religiosa'

O artista de Rondonópolis, Maike Moreira, está levando o nome da cidade para diversos estados do Brasil com sua arte e, desta vez, fará exposição de uma obra em Taubaté (SP), onde foi selecionado para participar da IV Mostra de Arte As Taubateanas – 2025. A mostra terá início no próximo dia 14 e permanece aberta até 5 de maio.

A obra do artista local que estará em exposição é denominada “Dança Feminina contra Violência Religiosa”, tem dimensão 30×20 cm e foi produzida na técnica óleo sobre tela.

No conceito da obra, o artista menciona que é necessário desmistificar o tema espiritualidade, ainda mais quando se refere a religião de matriz africana.

“Conforme relata seu fundador, Zélio Fernandino de Moraes, a Umbanda é uma manifestação dos espíritos para praticar a caridade. Sendo assim, é preciso informar a população sobre a importância dessa religião para a vida espiritual de quem a pratica”, explica Maike.

Ele destaca ainda que, vindo ao encontro, tem-se outro movimento importante na luta contra a intolerância religiosa: O Baque Mulher, que é um movimento feminino que luta para o empoderamento feminino por meio da realização de apresentações de dança do Maracatu de Baque Virado, no qual exalta a força feminina contra o machismo, opressão, preconceito e violência.

O artista explica que a obra foi produzida, inspirada nestes dois movimentos, onde no centro se vê uma mulher com roupas próximas da vestimenta do Baque e dançando, contudo, ela está usando um turbante próprio de mãe de santo da Umbanda.

Atrás dela está a entidade espiritual homenageada e chamada para os aconselhamentos do grupo e, mais além, se encontram os rapazes que tocam o tamborim para a roda de gira.

Segundo ele, a obra expressa o poder feminino na luta contra a violência religiosa com sua líder espiritual que guia todo um grupo para a conscientização da caridade e da evolução espiritual.



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação