Melhorias: Sinfra anuncia a reestruturação da iluminação da Praça da Saudade

O projeto prevê a substituição das luminárias atuais por modelos mais adequados e resistentes, com garantia mínima de cinco anos. Também serão instalados novos postes de iluminação

Após noticiar que a Praça da Saudade estava com problemas de iluminação que vinha afetando moradores e comerciantes da região central, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), anunciou que está em andamento um projeto de melhoria e adequação da iluminação da praça.

Conforme noticiado no dia 13 de fevereiro, o local, que antes era ponto de práticas esportivas, principalmente no final da tarde e início da noite, ficou inviável de frequentar devido à falta de iluminação. O problema gerou insegurança e muitos moradores deixaram de visitar a praça.

Na última terça-feira (18), a Sinfra informou que um engenheiro eletricista iria até a praça para verificar a situação e parte da iluminação antiga foi restabelecida.

Nesta quinta-feira (20), a pasta afirmou que um laudo técnico foi realizado e constatou-se que a praça não recebe manutenção desde 2021. De acordo com as informações do documento, as luminárias atualmente instaladas não são adequadas para áreas externas e apresentam um alto índice de queima devido à exposição contínua às condições climáticas.

A pasta descreveu que a situação tem comprometido a qualidade da iluminação pública do local e exigido frequentes manutenções e que por isso o projeto de melhoria está sendo elaborado.

O projeto prevê a substituição das luminárias atuais por modelos mais adequados e resistentes, com garantia mínima de cinco anos. Também serão instalados novos postes de iluminação.

Além disso, devido à grande arborização da praça, será necessária a poda de algumas árvores que cobrem os postes e comprometem a distribuição eficiente da luz. Em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foi informado que essa ação será realizada na próxima semana.

A Sinfra também afirmou que solicitou à Secretaria de Assistência Social uma verificação da situação dos moradores em situação de rua que habitam a praça.

Há relatos de vandalismo em relação às luminárias e ao quadro de distribuição de energia, cujo cadeado foi quebrado, permitindo o desligamento da iluminação. A Secretaria de Assistência Social comunicou que está elaborando um plano de ação para atender essas pessoas.

A quadra poliesportiva e o campo de areia da praça também serão contemplados no projeto, com a instalação de refletores específicos para garantir uma iluminação adequada para a prática esportiva e proporcionar mais segurança e visibilidade aos usuários.



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo