Efeitos da chuva: Prefeitura espera resolver situações críticas com decreto de emergência

Secretaria Municipal de Infraestrutura elaborou relatório técnico apontando os diversos impactos na cidade

Pelos próximos 90 dias fica em vigência um decreto de situação de emergência devido as chuvas, que provocaram diversos estragos na área urbana e na zona rural da cidade.

A medida foi tomada pelo prefeito Cláudio Ferreira, para que a gestão tenha condições de atender a população.

Com a publicação do decreto, o município fica liberado para fazer aquisição emergencial de insumos e materiais necessários para os devidos reparos, bem como fazer a contratação de serviços.

Um dos problemas enfrentados pela gestão é a falta de equipes para sanar os problemas e a necessidade de contratação de serviços emergenciais, o que será possível com o decreto.

A medida deve auxiliar a Prefeitura a resolver alguns problemas que tanto incomodam os moradores, como é o caso dos buracos nas ruas e avenidas da cidade. Além disso, existem erosões em vários pontos e deslocamento de terra que precisam da atenção da Secretaria Municipal de Infraestrutura – Sinfra.

Além dos problemas na área urbana da cidade, a Prefeitura também pode atender a zona rural, que em vários locais possui estradas sem condições de tráfego e pontes destruídas.

Durante a última semana, o vereador Anderson Bananeiro disse ao A TRIBUNA que pediria ao prefeito um decreto de calamidade, já que a situação era crítica em várias regiões, mas o gestor optou pela situação de emergência.

Desta forma, a Prefeitura pode utilizar recursos próprios para as ações necessárias, sendo que, para acessar recursos estaduais e federais, em caso de um decreto mais amplo de calamidade, o município teria que contar com a validação do Estado.

Segundo informado pela Prefeitura, a Sinfra já tem em mãos um relatório técnico apontando os diversos impactos causados pelas chuvas.

A partir de agora o município fica autorizado a mobilizar todos os órgãos e entes da administração pública municipal para atuarem nas ações de respostas aos estragos provocados pela chuva em todo o município.




Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação