O ano letivo de 2025 inicia na próxima segunda-feira (03) na rede municipal e estadual de educação. Em Rondonópolis, as aulas nas 105 unidades escolares da rede municipal estão confirmadas. Até agora, 29 mil crianças estão matriculadas e a expectativa é de que o número de matrículas chegue a mais de 30 mil.
Segundo o secretário municipal de Educação, Carlos Alberto Pereira Júnior, a nova gestão assumiu os trabalhos com muitos problemas herdados da administração anterior e os esforços são para saná-los o mais rápido possível para que as atividades escolares não sejam prejudicadas. Ele citou que muitos ônibus do transporte escolar estão com a frota inoperante.
“Nós estamos recuperando e colocando esses ônibus para circular novamente. Por isso, vamos dar prioridade para o transporte da zona rural nesse começo do ano letivo. Com o tempo, conforme formos consertando os ônibus, vamos direcioná-los para a zona urbana. Dessa forma, os pais devem ficar alertas e procurar a direção das escolas para saber se haverá transporte escolar nesse começo”, repassou o secretário.
Algumas unidades como a Escola Antônio Guimarães Balbino, no Monte Líbano, e a Escola Dom Wunibaldo, no Jardim Brasília, estão sendo reformadas e os alunos devem continuar em prédios temporários até o término das obras. Os estudantes da Balbino vão ficar no prédio do antigo São Lucas e os da Dom Wunibaldo, no prédio do antigo CEAC.
A Secretaria Municipal de Educação informou que ainda há vagas disponíveis na rede municipal, incluindo a educação infantil, turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e algumas turmas remanescentes do 6º ano.
Rede estadual
Já na rede estadual, os profissionais da educação participaram da Semana Pedagógica durante a preparação ao início das aulas, que também será na próxima segunda-feira (03).
O evento reuniu milhares de profissionais da educação de todo o estado para uma semana de planejamento, oficinas e palestras voltadas ao retorno às aulas.
Na próxima quinta-feira (30) e sexta-feira (31), o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, deve visitar as escolas de Rondonópolis para ouvir as demandas e desafios enfrentados por professores, coordenadores pedagógicos e diretores.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Assessoria