Levantamento estadual: Rondonópolis lidera casos de microcefalia em Mato Grosso

Microcefalia é uma condição neurológica rara que se caracteriza por anormalidades no crescimento do cérebro dentro da caixa craniana

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) divulgou um levantamento sobre a situação da microcefalia em Mato Grosso. Os dados mostram que, de 2015 a 2023, período de informações levantadas pelo Estado, Rondonópolis liderou os casos.

A cidade registrou 21 confirmações de microcefalia em crianças. O número coloca Rondonópolis no topo de lista, já que Cuiabá registrou 19 casos e Várzea Grande, 7 casos. O dado chama a atenção já que as outras cidades têm volume populacional maior, mesmo assim, Rondonópolis ficou a frente.

O município apresenta também uma ampla vantagem nos casos tratados como suspeitos de microcefalia, sem a confirmação oficial. Das 427 notificações registradas em Mato Grosso de suspeita de microcefalia no período avaliado pelo Estado, 112 foram em Rondonópolis. A lista segue com 68 casos suspeitos em Cuiabá, 58 em Cáceres e 27 em Várzea Grande.

Vale lembrar que, entre 2015 e 2017, ocorreu no Brasil uma epidemia de casos de microcefalia relacionada à infecção no período gestacional pelo vírus Zika.

Em Rondonópolis foram vários casos registrados naquela época, com bebês afetados pela microcefalia após as mães sofrerem com o Zika vírus durante a gravidez. O vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, é considerado perigosíssimo para as gestantes.

Em 2024, Rondonópolis teve somente três casos oficiais de zika vírus confirmados e, em 2025, ainda não houve nenhuma confirmação no município. Contudo, os registros de arboviroses como Zika, Dengue e Chikungunya estão subnotificados na cidade, como já confirmou a própria Secretaria Municipal de Saúde.

Microcefalia
Microcefalia é uma condição neurológica rara que se caracteriza por anormalidades no crescimento do cérebro dentro da caixa craniana. Em geral, ela ocorre quando os ossos do crânio se fundem prematuramente e não deixam espaço para que o cérebro cresça sem que haja compressão das suas estruturas.

Algumas crianças com microcefalia têm inteligência e desenvolvimento normais apesar de a circunferência do crânio ser menor do que as estabelecidas nas tabelas de referência para sua idade e sexo.

Entretanto, na maioria dos casos, a microcefalia está ligada ao atraso no desenvolvimento neurológico, mental, psíquico e motor. A gravidade da condição pode variar de uma criança para outra e é mais frequente no sexo masculino.



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo