A diretoria do foro da comarca de Rondonópolis, junto com a equipe da Divisão de Qualidade de Vida do Fórum, realizou uma palestra com o médico psiquiatra Diego de Souza Vacari, em alusão ao Janeiro Branco, mês de conscientização sobre saúde mental, com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”.
O evento ocorreu no Plenário do Tribunal do Júri, que ficou lotado de servidores interessados em cuidar mais de si.
A juíza e diretora do foro, Aline Luciane Ribeiro Quinto Bissoni, foi a responsável pela iniciativa de convidar o médico.
“O doutor Diego é um psiquiatra renomado aqui da cidade, tem bastante atuação profissional, é coordenador do Hospital Paulo de Tarso, que é o nosso hospital psiquiátrico na cidade, e ele trabalha com uma atenção muito humanizada e muito relevante para a saúde mental da cidade de Rondonópolis. Então é até difícil conseguir horário com ele, porque ele atua na rede pública e privada”.
Conforme a magistrada, em sua palestra, o médico abordou a saúde mental de forma ampla, levando informações das áreas que mais afetam o cotidiano da maioria das pessoas.
“A saúde mental tem sido muito debatida porque o Brasil está em primeiro lugar no mundo como o país mais ansioso. E em termos de depressão, é o terceiro do mundo com mais casos registrados. Então a palestra dele foi muito profunda. Ele explicou sobre os números das doenças mentais, desmistificou alguns preconceitos que todos temos em relação à saúde mental. Não é um ‘problema de loucos’, como ele disse, é algo que realmente afeta grande parte da população em geral. E muitos até não falam sobre isso porque sentem constrangimento. E ele disse que é preciso falar”, relata.
A palestra do médico Diego Vacari também abordou sobre a gravidade do uso indiscriminado de telas, especialmente por crianças e adolescentes, e o quanto isso pode ser prejudicial para a saúde mental por ser grande gerador de ansiedade. Como solução, o palestrante apontou a necessidade do controle do tempo de tela para preservação e cuidado com a saúde mental.
“Foi um estímulo! Todos ficaram muito interessados, os servidores compareceram massivamente e todos os feedbacks que eu tive foram muito positivos sobre a iniciativa”, comenta a juíza Aline Bissoni.
A diretora do foro de Rondonópolis informa que, neste Janeiro Branco, outras medidas de conscientização têm sido tomadas para alertar a todos os magistrados e servidores da comarca.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Assessoria