A concessão do eixo principal da BR-163/364, entre Rondonópolis e Cuiabá, deve ser repassada em breve para a concessionária Nova Rota do Oeste, gerida pelo Governo de Mato Grosso. Atualmente o trecho é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O processo de repasse está em fase final de tramitação na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e a expectativa é que seja concluído ainda no primeiro trimestre do ano.
Conforme as informações, todas as exigências já foram cumpridas pela Nova Rota do Oeste para essa transferência e apenas é aguardada agora a finalização da formalidade.
Quando realizada a concessão da BR-163, em 2013, o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá continuou sob responsabilidade do DNIT, sendo que a então Rota do Oeste, ficou responsável pela manutenção e atendimento aos usuários. Com a mudança, a Nova Rota passa a ficar responsável por todos os serviços, incluindo as obras necessárias.
A medida desperta a esperança de que algumas situações pontuais, não resolvidas pelo DNIT, agora recebam atenção. Uma delas é a construção do contorno de Jaciara e duplicação de alguns poucos quilômetros que também não foram feitos na cidade.
Já próximo a Capital, existem muitas cobranças com relação à iluminação na chegada à Cuiabá e ausência de passarelas.
Com a concessão desse eixo da BR-163/364, moradores e motoristas esperam mais investimentos e maior segurança para quem está trafegando ou então vivendo próximo às rodovias federais, que nesse trecho se unem.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo