A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir) emitiu um alerta sobre tentativas de golpes em que criminosos se passam por representantes de grandes empresas para realizar compras e pedidos.
De acordo com a presidente da associação, Denise Freitas, os empresários do município têm percebido o aumento de golpes nos últimos dias e têm denunciado a situação.
“É importante alertar os comerciantes locais sobre esses golpistas porque é um golpe antigo, mas que está bastante evidenciado nesta última semana. Os criminosos usam fotos de empresários locais com números aleatórios de celular para comprar no comércio local e são compras com valores significativos. Eles tentam fazer a compra, pedem para que seja faturado o boleto, e falam que a transportadora vai buscar a mercadoria no local”, explica a presidente.
A Acir orienta que os empresários e comerciantes locais fiquem atentos na hora de fazer as vendas pelo WhatsApp e se certifiquem de que estão vendendo para a pessoa certa e não para golpistas.
“Recomendamos que, caso o comerciante receba qualquer solicitação, entre em contato diretamente com a empresa para confirmar a veracidade do pedido. Em caso de suspeita de golpe, é preciso comunicar imediatamente as autoridades e órgãos responsáveis, como a Polícia Civil ou Procon, e registrar a ocorrência para evitar prejuízos”, destaca.
CDL também alerta
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) também tomou conhecimento sobre a aplicação de golpes por meio do Whatsapp contra empresas do comércio varejista local.
Com foto de perfil falsa, os criminosos se passam por empresários, criam perfis com números aleatórios e enviam mensagens a outros lojistas para fechar orçamento e adquirir mercadorias.
Segundo a entidade, nesta semana, o nome do empresário Luizão foi utilizado pelos golpistas. O presidente da CDL de Rondonópolis, Leonardo Resende, lamentou o caso.
“De tempos em tempos, novas modalidades criminosas surgem e por vezes acabam, infelizmente, fazendo vítimas. Nosso comércio varejista que tanto luta para fechar as contas no fim do mês, tem tantos desafios, ainda tem que se blindar deste tipo de gente, destes golpistas. Esperamos que todos fiquem atentos, que ninguém sofra prejuízo por conta destes golpes e, principalmente, que a nossa Polícia Judiciária Civil possa identificar e prender os autores destas mensagens enganosas”, afirmou.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo