Saúde: Reunião entre Estado, Município e Câmara vai debater crise da Chikungunya

Conforme noticiado pelo A TRIBUNA, somente até o dia 21 de janeiro Rondonópolis registrou 194 casos da doença

Uma reunião prevista para ocorrer na tarde desta sexta-feira (24), às 16h, com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Câmara Municipal de Vereadores, deve debater a explosão de casos de chikungunya na cidade.

Conforme noticiado pelo A TRIBUNA, somente até o dia 21 de janeiro Rondonópolis registrou 194 casos da doença, ficando com um coeficiente de incidência de 74,9 para cada 100 mil habitantes, o que coloca o Município no alerta laranja do Ministério da Saúde, que é o considerado alto.

A vereadora Luciana Horta, que é presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis, explicou que a ideia da reunião é traçar planos e atuar de forma conjunta para amenizar a situação na cidade.

“Nós imaginávamos que na reta final de janeiro, início de fevereiro, haveria uma trégua de casos. Mas isso não está acontecendo e precisamos agir”, disse.

A vereadora também demonstrou preocupação com o pós-chikungunya, que são os pacientes que sentem os sintomas por meses e também apresentam algumas complicações.

“Sabemos que a situação em que a Secretaria de Saúde foi recebida não é nada fácil, e nós queremos unir forças para ajudar o Município nesse momento. Vamos unir esforços”, explicou Horta.

Rondonópolis vem apresentando crescimento de casos da doença desde 2024, quando mais de 700 notificações foram registradas, um aumento expressivo em relação a 2023, em que somente 7 casos foram notificados na cidade. Com quase 200 casos somente em 20 dias em 2025, o alerta foi ligado pelas autoridades.



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Assessoria