Período de chuva: Após chegar a 6 metros, nível do Rio Vermelho volta ao normal

Alagamento atingiu comunidade Miau no final de semana; situação é monitorada pela Defesa Civil

A Defesa Civil de Rondonópolis afirmou que o nível do Rio Vermelho já voltou ao normal após a situação crítica do fim de semana. No último sábado (18), a régua de medição que fica localizada na região da Vila Mamed chegou a marcar 6 metros, um nível de alerta para o município.

Com as frequentes chuvas neste início do ano, o nível do rio tem aumentado em alguns períodos, o que tem despertado a atenção de órgãos públicos e concessionárias de serviços essenciais em relação à medidas preventivas e de segurança.

Ainda no sábado, com o aumento do nível, moradores da comunidade do Miau, na região da Rodovia do Peixe, foram atingidos por alagamentos em alguns pontos. Foi a primeira vez no ano que o rio chegou a um nível tão alto.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Marcelo Cardinal, o nível do rio estava em 3,10 metros na tarde de ontem (21).

“O nível estava muito alto no sábado, chegando a marcar 6 metros, mas agora está normalizado. Mesmo com a previsão de chuva, está bem tranquilo e sem alarme. A Defesa Civil segue monitorando e acompanhando a situação neste período chuvoso”, disse o coordenador.

Na última sexta-feira (17), o Governo de Mato Grosso instituiu uma Sala de Situação para coordenar os atendimentos e monitorar os municípios afetados pela chuva em todo o estado, incluindo Rondonópolis.

A sala é composta pela Casa Civil e Secretarias de Estado de Meio Ambiente, Segurança Pública, Infraestrutura e Logística e Assistência Social e Cidadania, além da concessionária de energia do estado e equipes dos municípios afetados.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas em todo o estado até o final da manhã desta quarta-feira (22).

De acordo com o aviso, há a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h) nos municípios. Em Rondonópolis, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

As instruções são para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Também é indicado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergências, a recomendação é buscar abrigo seguro e acionar equipes de resgate.



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Reprodução