Preocupação: Rondonópolis lidera casos de chikungunya em Mato Grosso

Dados da Secretaria de Estado de Saúde mostram que a cidade é líder em notificações da doença em 2025

O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), com dados atualizados até o dia 16 de janeiro, mostra que em 2025 Rondonópolis está liderando os casos de febre chikungunya em Mato Grosso.

Os dados oficiais mostram 95 casos notificados da doença no município este ano, número que pode estar muito abaixo da situação real na cidade. O motivo é a subnotificação, visto que a troca de gestão e de equipes na Saúde pode ter prejudicado o lançamento de dados no sistema.

Mesmo assim, os 95 casos já confirmados apontam para uma situação alarmante e mostram que a crescente em 2024 da doença no município prossegue esse ano.

Isso é motivo de preocupação para a Secretaria Municipal de Saúde, já que o número de pessoas doentes está pressionando o atendimento oferecido nas unidades básicas e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Os casos de chikungunya em Rondonópolis estão em uma verdadeira explosão. Em 2023, foram 7 notificações, em 2024 mais de 700 e em 2025 já são 95 em apenas 16 dias. Importante ressaltar que a região já tem uma morte confirmada pela doença este ano, ocorrida na cidade vizinha de Jaciara.

Outras doenças
Além da chikungunya, o Boletim da SES traz os dados de dengue e zika vírus, doenças também transmitidas pelo Aedes aegypti. Conforme o estado, são 25 notificações de dengue e nenhum caso de zika vírus em Rondonópolis neste ano de 2025. Contudo, é preciso reforçar, existe uma subnotificação das doenças.

Estado
Mato Grosso registrou 1.415 notificações de dengue, 3 de zika vírus e 478 de chikungunya de 01 a 16 de janeiro de 2025



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo