A Secretaria Municipal de Educação (Semed) decidiu interditar o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Severina da Silva, localizado no Residencial Farias, devido ao risco de desabamento.
A nova gestão teve acesso a um relatório que mostra que a unidade apresenta graves problemas estruturais que inviabilizam o funcionamento devido ao risco para as crianças e funcionários.
Relatórios também mostram que a situação era de conhecimento da gestão anterior desde o ano de 2023. Contudo, as aulas prosseguiram na creche, mesmo diante do risco à vida dos mais de 200 alunos matriculados.
Conforme relatórios, a remoção parcial da laje em dois blocos do prédio gerou rachaduras e danos estruturais. Engenheiros identificaram que a obra comprometeu o balanço da laje, resultando em patologias severas que demandam reparos urgentes. Outros problemas como infiltrações e deteriorações também contribuíram para o quadro severo na unidade.
Segundo informado, a ideia inicial da Semed é reformar a creche, que foi entregue na gestão Percival Muniz. Contudo, a definição da melhor forma para que o funcionamento da unidade seja retomado no futuro ainda será decidido.
As crianças matriculadas na creche do Residencial Farias serão atendidas, conforme a Secretaria de Educação, na Cmei Professora Wilse Arena da Costa, localizada no bairro Alfredo de Castro.
A unidade é nova, inaugurada em dezembro de 2024 e com capacidade para atender 250 crianças. Para atender as crianças já matriculadas e a demanda que chega com a interdição da creche do Farias, algumas adaptações e aquisição de materiais serão realizadas.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: A Tribuna