Prefeito inaugura e entrega reforma das casas do Recanto dos Idosos, da Cáritas Diocesana

Mesmo no apagar das luzes da gestão, o prefeito seguiu entregando obras e sorteando moradias, lotes e apartamentos a pessoas inscritas no cadastro habitacional do município, reduzindo o déficit habitacional

O prefeito José Carlos do Pátio realizou na tarde desta segunda-feira (30) a entrega oficial da reforma das 52 casas do complexo “Recanto dos Idosos” da Paróquia São José Operário, comunidade São Lucas, em Vila Operária.

O município investiu R$ 1.289.534,52 em recursos próprios, empregados na revitalização das moradias com a instalação de forração em PVC, incluindo a revitalização dos banheiros, instalação de azulejos e pias; pintura das casas e readequação das lavanderias; instalação de tanques de lavar, bem como reformulação dos pisos.

Toda a parte elétrica e hidráulica foi revisada para receber as novas ligações da usina fotovoltaica que está sendo instalada no complexo do Recanto, e que está sendo custeada por uma emenda parlamentar impositiva da ordem de R$ 234.424,22 de autoria do vereador Beto do Amendoim.

O Coordenador de Projetos Sociais da Cáritas, Paulo Otávio, representando o presidente Manoel Messias de Macedo, agradeceu ao prefeito pela longa parceria com a instituição, desde os tempos de deputado estadual, e continuada nas três gestões de Zé do Pátio.

Muito se falou sobre o criador do projeto, o Padre Lothar Bauchrowitz, e suas obras sociais no município, que iniciaram com o ambicioso projeto de 1979 ao construir 42 creches, mantidas por doações de famílias alemãs. Ainda na década de 1987, o padre iniciou a construção do projeto do Recanto dos Idosos, erguendo 52 casas conjugadas que abrigam duas pessoas ou um casal.

Na década de 1980, o padre também realizou um extenso programa habitacional particular, construindo vários bairros da cidade, como Pe. Rodolfo, Pe. Ezequiel Ramin e Dom Oscar Romero, entre outros. Foram mais de 4 mil unidades habitacionais construídas em regime de mutirão, onde as próprias famílias construíam suas moradias aos finais de semana, com o padre adquirindo as áreas e organizando os mutirões.

O prefeito agradeceu a parceria e revelou uma insatisfação por não ter dado continuidade ao modelo do projeto Recanto dos Idosos idealizado pelo amigo Padre Lothar, ampliando e replicando o modelo em várias regiões da cidade. Pátio destacou que o modelo instituído pelo padre é pioneiro, inspirado na Alemanha, pois concede autonomia aos idosos residentes, oferecendo um lugar tranquilo, seguro e confortável, com oportunidade de convívio social e interatividade assistida pela Cáritas Diocesana.

Vale lembrar que a prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social (SEMPRAS), assiste e apoia 34 instituições assistenciais beneficentes na cidade, garantindo políticas sociais de inclusão aos menos favorecidos.

Durante a cerimônia, o prefeito recebeu um presente: uma toalha de banho bordada pelas residentes do recanto. Ele também falou sobre a usina fotovoltaica que está sendo instalada na unidade e que aguarda apenas a colocação das placas, as quais irão gerar energia mais barata para os residentes, permitindo até a instalação de aparelhos de ar-condicionado, se assim preferirem, com menor custo de energia.

Mesmo no apagar das luzes da gestão, o prefeito seguiu entregando obras e sorteando moradias, lotes e apartamentos a pessoas inscritas no cadastro habitacional do município, reduzindo o déficit habitacional.




Fonte: Primeira Hora
Crédito da Foto: Gcom