A Fifa anunciou ontem (11) as sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034 no Congresso Extraordinário da entidade. O Mundial de 2030 será global. Espanha, Marrocos e Portugal receberão a edição de 2030.
Três jogos serão disputados na América do Sul (Uruguai, Argentina e Paraguai, uma partida em cada país) como parte do que a Fifa chama de Celebração do Centenário, pelos cem anos do primeiro Mundial. Única candidata em 2034, a Arábia Saudita recebe a primeira edição do “novo século” da Copa. As duas candidaturas foram aprovadas por aclamação pelos 211 países que integraram o Congresso da Fifa.
“Foi uma decisão histórica. A Copa do Mundo voltará ao Uruguai depois de 100 anos e em mais dois países do nosso continente. Argentina e Paraguai também farão jogos memoráveis. A escolha do Congresso da Fifa mostra a força do futebol Sul-Americano”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que participou da votação virtual.
Antes do pleito, o presidente da Fifa, Gianni Infantino revelou as avaliações e inspeções técnicas das candidaturas. “No mundo dividido de hoje, onde parece que ninguém mais consegue concordar em nada, ser capaz de concordar em algo assim é definitivamente uma mensagem incrível de unidade e positividade”, afirmou.
2030: SEIS SEDES
O Mundial de 2030 será disputado em seis países: Espanha, Portugal e Marrocos, Uruguai, Argentina e Paraguai. Os países sul-americanos receberão um jogo cada, em uma homenagem e celebração da Fifa sobre o centenário da primeira Copa, em 1930, no Uruguai. O grandioso e global Mundial vai marcar também o 100º aniversário da primeira Copa do Mundo.
A Copa de 2030 será disputada entre 13 de junho e 21 de julho; o Mundial será aberto no dia 9 de junho na América do Sul. A estreia será no dia 9 de junho em Montevidéu, no Uruguai, país que abrigou a primeira Copa do Mundo em 1930; além do jogo no Uruguai, o Mundial terá partidas em Assunção, no Paraguai, e em Buenos Aires, na Argentina; a candidatura propôs 20 estádios para Espanha (11), Marrocos (6) e Portugal (3); Santiago Bernabéu, em Madri, Camp Nou, em Barcelona, e Grand Stade Hassan II, em Casablanca podem receber as partidas de abertura e a final do Mundial.
2034: NA ARÁBIA SAUDITA
Em seguida, a Copa do Mundo de 2034 terá como sede a Arábia Saudita. O período de realização do Mundial ainda será divulgado pelo país-sede. A candidatura saudita recebeu nota 4,2. O máximo era 5; o estádio King Salman, em Riade, será o palco do jogo de abertura e da final da Copa do Mundo; competição deve ocorrer em 15 estádios de cinco cidades da Arábia Saudita.
Fonte: A Tribuna MR
Crédito da Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Fonte: A Tribuna MR
Crédito da Foto: Rafael Ribeiro/CBF