O prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) deu de ombros para as críticas feitas à homenagem proposta por ele para o maior artilheiro da história do União Esporte Clube, o saudoso Gilson Lira, que vai ser lembrado, de agora em diante, com o seu nome nas torres de iluminação do estádio Luthero Lopes, que nem sempre estão em bom funcionamento e deixam muito a desejar.
Desportistas entendem que o ídolo da torcida colorada merecia uma homenagem mais significativa e à altura do que ele representou para o futebol mato-grossense.
Após a aprovação na Câmara Municipal, na sessão da semana passada, com críticas de vereadores, o prefeito sancionou o projeto de sua autoria e que virou lei.
Com isso, desde o último dia 5 de dezembro, com a publicação no diário oficial do município, as torres de iluminação do Luthero Lopes estão batizadas com o nome do “Gilson Lustosa de Lira”, que faleceu em 24 de julho de 2017, aos 69 anos. Com mais de 600 gols em sua carreira profissional, Gilson Lira fez 199 pelo União, onde jogou nos anos 70.
Após encerrar a carreira, no início dos anos 80, ele se tornou professor da rede pública, poeta e até escreveu livros, inclusive chegando a se tornar membro da Academia Mato-grossense de Letras.
A homenagem de Pátio ao artilheiro unionino não foi bem recebida e foi alvo de muitas críticas nas redes sociais. Não que ele não merecia, mas pela forma escolhida, já que as torres do estádio são de pouco significado.
O gesto do prefeito, por isso, foi visto, por muitos, como um desrespeito à memória do artilheiro e seus familiares.
O vereador Roni Cardoso (UB), durante a votação do projeto, semana passada, chegou a dizer que só votaria a favor porque a proposta pois foi inclusa com outras matérias para votação em bloco.
“Se não tivesse em bloco eu não ia votaria a matéria que nomenclatura de Gilson Lira as torres do Luthero Lopes, em respeito à sua pessoa e família”, atestou Cardoso.
“Acho que ele merecia muito mais pela sua história em Rondonópolis. Ainda mais aquelas torres de iluminação do Luthero Lopes, que todos sabem como são, nem funcionar direito funcionam”, completou o vereador Investigador Gerson (MDB).
A inusitada homenagem proposta pelo prefeito fez ainda com que muitos, nas redes sociais, sugerissem, ironicamente, a ele nomear também os “milhares de quebra-molas” construídos por sua gestão pelas ruas da cidade.
Fonte: A Tribuna MT
Crpedito da Foto: Arquivo
Fonte: A Tribuna MT
Crpedito da Foto: Arquivo