Por aclamação: Consórcio de Saúde elege nova diretoria sem representante de Roo

A eleição ocorreu por aclamação da única chapa encabeçada pelo prefeito de Tesouro, Isaac Castelo Branco

Representantes dos 19 municípios que compõem o Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (Coress) se reuniram, na manhã de ontem, em Rondonópolis, para eleger o seu Conselho Diretor para os próximos dois anos. O conselho é o órgão máximo deliberativo e normativo do Coress.

A eleição ocorreu por aclamação da única chapa inscrita, encabeçada pelo prefeito de Tesouro, Isaac Castelo Branco (PSB), que vinha desempenhando a função de vice-presidente. O atual presidente é o prefeito de Alto Araguaia, Gilberto Melo, também do PSB.

“Faremos desse biênio, como presidente, todo possível para continuarmos avançando e trazendo mais serviços para as 19 cidades e, claro, à população que mais precisa”, disse Castelo Branco após ser eleito como presidente do conselho diretor do Cores, que é composto por quatro prefeitos.
A chapa tem na vice-presidência o prefeito eleito de São Pedro da Cipa, Eduardo Português (PSB), o prefeito reeleito de Itiquira, Fabiano Dalla Valle, como secretário. A prefeita reeleita de Pedra Preta, Iraci Souza (PSDB), ficou como suplente.

A eleição do prefeito tesourense para a presidência do Coress no próximo biênio (2025 e 2026) ocorreu após o prefeito eleito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), fazer, na semana passada, duras críticas ao processo.

Segundo ele, como noticiou o A TRIBUNA, Rondonópolis foi ignorada nesta discussão, classificada por Ferreira como um total desrespeito para com a cidade, que tem a maior estrutura hospitalar da região sudeste do Estado e uma das que mais aporta recursos no consórcio.

Isaac, evitando polemizar com o prefeito eleito de Rondonópolis, disse que o atual Conselho Diretor, da qual foi aclamado como o seu novo presidente, a partir de janeiro do próximo ano, buscará trabalhar “em harmonia” com os 19 municípios que fazem parte do consórcio.

Cláudio lamentou a ausência de Rondonópolis na diretoria, que ficará responsável pelas decisões do Coress. No entanto, ele descartou qualquer possibilidade do município deixar o consórcio.

“Embora não concorde com o encaminhamento que foi dado na eleição, eu jamais tomaria uma decisão de sair do consórcio por essa razão (fora da diretoria)”, disse ao A TRIBUNA.

Entretanto, ele ressaltou que, na sua visão, se Rondonópolis estivesse na diretoria, o consórcio “ficaria mais fortalecido, bem como os municípios menores e suas respectivas populações”.

As 19 cidades que fazem parte do consórcio são: Rondonópolis, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Rede Social