'Cidade abandonada': Mato e lixo em espaços públicos chamam a atenção

Uma das principais vias da cidade, canteiro central da avenida Lions Internacional, tomada pelo mato alto

Moradores de Rondonópolis estão reclamando da ausência dos serviços de limpeza pública na cidade, que está com sujeira nas ruas e canteiros centrais, praças e até alguns espaços públicos tomados pelo mato alto.

A preocupação é que com a intensificação das chuvas, que ocorre neste período, a situação se agrave, já que o poder público não tem agido com a mesma velocidade do crescimento do mato.
Em vários pontos do município, a grama sem a poda adequada pode ser observada. Mesmo em pontos de grande fluxo de pessoas e áreas que são atrativos noturnos para moradores e visitantes, o mato e sujeira são percebidos.

Um exemplo é o canteiro central da Avenida Lions Internacional que está sem poda há um bom tempo e a impressão é que não tem recebido a limpeza com frequência, acumulando sujeira, principalmente nas proximidades das praças da Coophalis.

Situação semelhante pode ser observada em outras vias e praças da cidade, muitas delas, sem receber os serviços de limpeza e manutenção da jardinagem, estão tomadas pelo matagal e sujeira.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal da semana passada, o vereador Adonias Fernandes (MDB) chamou atenção para a situação de abandono que se encontrava a avenida Presidente Médici, espaço utilizado por muitas pessoas para realizar caminhadas.

Um morador, em um grupo de whatsapp, escreveu que a sensação dele é de que os serviços de limpeza pública pararam depois da eleição do último dia 6 de outubro.

“Tenho andado pela cidade e parece que o serviço de limpeza foi paralisado, depois do dia 6 de outubro, para cortar gastos. É muita sujeira e mato por todos os cantos. Parece uma cidade abandonada”, disparou.

OUTRO LADO
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Rondonópolis, que respondeu, por meio de nota, que a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), desde ontem, reforçou a equipe de trabalho no período noturno para melhorar os serviços.

“A Coder está empenhada em melhorar os serviços. Para tanto, entrará a partir desta segunda-feira (ontem), com reforço da equipe no período noturno. A equipe contava com 47 pessoas trabalhando e terá o reforço de mais 46”, informou a prefeitura.

Disse ainda que, durante o dia, a Coder conta com uma equipe de 108 pessoas trabalhando para manutenção dos canteiros e demais áreas públicas, como escolas e unidades de saúde. “O problema deste período é que com as chuvas o mato cresce muito rapidamente”, observou, buscando minimizar a situação.



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: A Tribuna