35% das empresas em Mato Grosso são geridas exclusivamente por mulheres

O estado registra 561.213 empresas ativas, sendo que 44,4% têm participação feminina, e 35% são geridas exclusivamente por mulheres

Mais de 10 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil, representando 34% do total de proprietários de negócios no país, segundo dados da Receita Federal. Apesar dos avanços, as mulheres ainda enfrentam barreiras como discriminação de gênero, dificuldade de acesso a crédito, desigualdade salarial e a sobrecarga de múltiplas jornadas de trabalho. Nesta terça-feira (19.11), o mundo celebra o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data oficializada pela ONU para reconhecer e valorizar a força das mulheres no ambiente empresarial.

 

Em Mato Grosso, os números mostram que as mulheres estão rompendo barreiras. O estado registra 561.213 empresas ativas, sendo que 44,4% têm participação feminina, e 35% são geridas exclusivamente por mulheres. Conforme o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), o número de mulheres empreendedoras no estado cresceu 32% em 2024 em comparação a 2023.

 

 

Diante desse cenário, a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá) reforça seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Em 30 de abril de 2024, no Dia Nacional da Mulher, a entidade fundou o Conselho da Mulher Empresária (CME), um espaço dedicado a capacitar empresárias, incentivar a liderança feminina nos negócios e ampliar sua participação no cenário político.

 

Para o presidente da ACCuiabá, Jonas Alves, o Conselho simboliza o compromisso da entidade com a transformação no mercado. “O Conselho da Mulher Empresária é uma ferramenta para apoiar as mulheres na superação de desafios e a se posicionar como protagonistas de seus negócios e na sociedade”.

 

A presidente do CME, Mariza Bazo, reforça que a iniciativa não apenas apoia o crescimento das empresárias, mas também busca criar um ambiente mais inclusivo e igualitário. “As mulheres empreendedoras enfrentam desafios diários, mas estão transformando o mercado com inovação e sustentabilidade. Nosso objetivo é garantir que elas tenham os recursos necessários para prosperar e contribuir de forma ainda mais significativa para a economia”.

 

O CME organiza eventos, encontros e treinamentos voltados para as empresárias associadas, fortalecendo redes de apoio e parcerias. Além disso, a ACCuiabá segue engajada em discussões sobre políticas públicas que promovam equidade e acesso a oportunidades.

 

"Neste Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebramos as conquistas das mulheres empresárias e reafirmamos a importância de ações permanentes que garantam condições mais igualitárias no ambiente empresarial, criando um impacto positivo para toda a sociedade", conclui a presidente do CME da ACCuiabá.


Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Divulgação