Comemorações: Roo terá debates, palestras, apresentações culturais e concurso

Na quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, será realizado o encerramento do colóquio internacional: Racismo ambiental, ecologia, educação e interculturalidade

O Dia da Consciência Negra será comemorado em Rondonópolis com palestras, debates, audiência solene com homenagens, apresentações culturais e com o concurso Miss e Mister Beleza Negra.

A programação começou ontem (18), com o colóquio internacional: Racismo ambiental, ecologia, educação e interculturalidade na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

O evento na UFR continua hoje (19), às 13h, quando acontece o segundo módulo do curso para atuação em bancas de heteroidentificação, procedimento que consiste na percepção social de outras pessoas sobre a auto identificação étnico-racial de processos seletivos.

Na quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, será realizado o encerramento do colóquio internacional: Racismo ambiental, ecologia, educação e interculturalidade.

Desta vez, os temas abordados serão as tecnologias africanas introduzidas durante a formação do Brasil e questões sobre racismo e gênero na história da América Latina. Em seguida, acontece o lançamento de livros e um jantar. A programação deste dia será realizada na sede da Associação Araxá, na rua 4, das Chácaras Paraíso.

Nesta terça-feira (19), também tem ciclo de debates “Racismo no Trabalho: Combate à Discriminação e Promoção da Diversidade”. O evento, promovido pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) com o apoio da Justiça do Trabalho e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT) ocorrerá no auditório da 1ª Subseção da OAB de Rondonópolis, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 2.650, Jardim Santa Marta, às 19h.

Nesta quarta-feira (20), as comemorações da Secretaria Municipal de Cultura alusivas ao Dia da Consciência Negra começam, às 8h30, com audiência solene realizada pela Câmara Municipal e Prefeitura. O evento acontece no Casario com homenagens a autoridades e personalidades locais.

Na sequência, serão realizadas palestras no Casario com a organização da Secretaria Municipal de Cultura.

A primeira palestra deve ter início às 9h30 com a convidada da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora, Ana Rúbia, que versará sobre o tema LGBTQIA+.

As 10h acontece a segunda palestra do dia com a participação de outra convidada da UFR, a professora, Priscila O. X. Scudder, e, a partir das 10h30, acontece a terceira e última palestra do dia, com o convidado professor doutor Antutérpio Dias Pereira, que vai falar sobre temas como a história do negro, escravidão, racismo, resistência negra, discriminação, preconceito, e estigma, entre outros.

A programação no Casario segue com roda de capoeira às 11h e às 12h tem almoço para os presentes.

A partir das 17h a programação é retomada com diversas apresentações culturais de dança, música e performances de artistas locais.

Encerrando as festividades do Dia da Consciência Negra, a partir das 19h, terá início o tradicional Concurso Beleza Negra de Rondonópolis com a eleição da Miss & Mister Beleza Negra locais.



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: @produtor.mourafilmes