O Conselho Administrativo da Santa Casa reconhece o trabalho da Bianca Talita, que por 7 anos atuou na direção da entidade. Seu trabalho na Santa Casa de Rondonópolis, marcou uma trajetória de crescimento, resiliência e inovação, tornando-se um exemplo para o Estado de Mato Grosso e ganhando reconhecimento nacional e internacional.
À frente da Santa Casa, Bianca Talita enfrentou uma situação de déficit financeiro significativo, porém implementou uma série de medidas de austeridade e estratégias que, entre outras ações, incluíram a renegociação de contratos e captação de recursos diversos, público-privadas, permitindo que o hospital pudesse continuar funcionando.
Buscou e obteve apoio da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, articulou junto ao Senado , Governo do Estado, que com o reajuste do MAC e o FEEF- Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal.
Lei essa que permite repassar direto do estado o recurso para Santa Casa.
Com esse empenho da Bianca, a Santa Casa recebeu, em média, um aumento de 20% nas subvenções estaduais nos últimos três anos. Oportunizando a melhoria do atendimento, com a ampliação de 15% no número de leitos e a implementação de políticas de acolhimento e atendimento humanizado,
Graças à sua capacidade de mobilização e parcerias estratégicas, ela conseguiu viabilizar investimentos de mais de R$ 100 milhões, aplicados em infraestrutura, aquisição de equipamentos e programas de capacitação.
O valor da Bianca Talita em prol da Saúde, foi por diversas vezes reconhecida, tendo sido homenageada pela Assembleia Legislativa, por sua luta no combate à COVID 19 , que junto com a Equipe da Sant Casa abraçaram a causa. Recebeu prêmios como a “Comenda Dante de Oliveira” e o título de “Cidadã Rondonopolitana”, que destacam sua contribuição e compromisso com a saúde pública.
Sua expertise e dedicação ultrapassaram fronteiras nacionais. Recentemente na Organização Mundial da Saúde (OMS) na Suiça, e como conselheira de Hospitais Filantrópicos do Câncer Talita, decidiu colocar suas práticas de sustentabilidade, responsabilidade socioambiental no setor hospitalar e ampliar as fronteiras com a sua empresa de Projetos e Captação de Recursos e ESG na Saúde que mede o impacto das ações de sustentabilidade nas empresas.
Hoje, a trajetória de Bianca Talita serve como exemplo de uma gestão que não apenas supera desafios, mas se adapta a eles, transformando dificuldades em oportunidades de crescimento e melhoria. Ela é uma liderança de enfrentamento e humildade, comprometida em fazer da saúde pública um setor mais forte, humano e acessível para todos.,
Porém por motivos particulares a Diretora Executiva Bianca Talita, confirmou seu pedido de afastamento da Direção da Santa Casa de Rondonópolis, em caráter irreversível.
Sobre a Interdição Ética do CRM-MT da Santa Casa de Rondonópolis
De acordo com o Relatório do Conselho Regional de Medicina- CRM-MT, emitido nesta quarta feira dia 13, o funcionamento já está sendo normalizado.
Conforme análise do CRM- MT que “considerando que o Hospital Santa Casa de Rondonópolis é referência para 19 municípios da região sul de Mato Grosso nos serviços de urgência e emergência obstétrica, o CRM-MT reconhece a importância de assegurar que o casos de urgência e emergência obstétrica e pediátrica sejam atendido adequadamente...” E recomenda: “que os casos de urgência e emergência sejam estabilizados nos setores interditados antes da transferência dos pacientes para outras unidades, ...desde que estejam sob responsabilidade de profissionais qualificados” (sic) como são os profissionais da Santa Casa de Rondonópolis.