Os candidatos de Mato Grosso gastaram R$ 3,467 milhões em impulsionamento nas redes sociais. A dois dias das eleições, dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), apontam que 765 candidatos pagaram à Meta, dona do Facebook e Instagram nos 45 dias. Os valores ainda são parciais porque os concorrentes têm prazo para prestar contas à Justiça Eleitoral.
O levantamento mostra que de 4 de agosto a 3 de setembro a média de gastos foi de R$ 1.932 por dia. Os candidatos a prefeito de Cuiabá foram os que mais gastaram, somando R$ 1,477 milhão com o serviço, o maior valor entre as cidades do estado e o 12º maior em nível nacional. Em segundo lugar aparece Rondonópolis, com R$ 473.291, seguido por Sinop, com R$ 176.655. Os postulantes de Várzea Grande gastaram R$ 137 mil; Sorriso, R$ 116.445; e Cáceres, R$ 108 mil.
Em termos partidários, o PL lidera os gastos com R$ 723 mil, seguido pelo MDB com R$ 631 mil, e o União Brasil com R$ 494 mil. O Republicanos vem logo atrás, com R$ 345 mil, e o PT investiu R$ 289 mil, seguido pelo PSB com R$ 262 mil. O Novo gastou R$ 149 mil, o PRD R$ 85 mil, o PP R$ 76 mil, e, por fim, o PSDB R$ 74 mil. Esses números indicam que as legendas com maior representação e recursos estão priorizando o marketing digital para fortalecer suas campanhas e ampliar seu alcance junto ao eleitorado.
Entre os candidatos, o deputado federal Abilio Brunini (PL), que concorre à prefeitura de Cuiabá, gastou R$ 210.500. Em seguida, o petista Lúdio Cabral, com R$ 145 mil, o emedebista Domingos Kennedy com R$ 78 mil e Eduardo Botelho (União) empregou R$ 40 mil.
Kallil Baracat, que busca a reeleição em Várzea Grande, investiu ao longo da campanha R$ 45 mil. A liberal Flavia Moretti, que tenta se eleger prefeita na segunda maior cidade do estado, pagou à Meta R$ 35 mil. Em Rondonópolis, o deputado estadual Thiago Silva (MDB), que disputa a prefeitura, investiu R$ 30 mil para promover vídeos e postagens, o mesmo valor gasto pelo seu adversário Paulo José (PSB).
Em Sinop, Leandro Damiani da TV (MDB) também empregou R$ 30 mil.
Entre os candidatos a vereador, a republicana Maysa Leão gastou R$ 90.500 com impulsionamento no Facebook, utilizando a empresa de pagamento Dlocal Brasil Instituição de Pagamento. A esposa de Abilio, Samantha Iris (PL), gastou R$ 25 mil com o Facebook, seguida pelo correligionário Rafael Ranalli, que pagou R$ 23 mil.
Fonte: A Gazeta
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