Academia em ação: Imortais buscam investimentos e inovação

Jerry Mill, presidente da Academia Rondonopolitana de Letras: “a nossa ideia é produzir material para o rádio, o jornal impresso, a televisão e a internet”

A atual diretoria da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) deu início a uma nova etapa na sua relação institucional com outras entidades de interesse afim, com o poder público e em especial com a iniciativa privada.

Segundo o professor e escritor Jerry Mill, atual presidente da ARL, o assunto tem sido gestado dentro da instituição há algum tempo, mas só ganhou força e forma recentemente, depois de debatida a sua viabilidade e longevidade em reuniões presenciais e remotas entre os seus membros.

“Eu vislumbro que são muitas as possibilidades de ganho material e imaterial para a própria Academia, para os nossos acadêmicos e para todos aqueles que acreditarem nas propostas de eventos e de divulgação que nós estamos formatando e oferecendo ao mercado e à população neste momento. Mas acreditar é pouco. É preciso concretude, ação”, disse ele.

PLANEJAMENTO E AÇÃO
Segundo Jerry Mill, a iniciativa da ARL almeja envolver inicialmente empresas e pessoas que concordem em ser mantenedoras, patrocinadoras, apoiadoras e doadoras, o que inclui até mesmo o voluntariado e o mecenato.

“Nós sabemos que tudo isso poderá incluir questões jurídicas, contábeis e contratuais. Por isso, estamos contando com a assessoria de contador, advogado e inclusive de uma agência de publicidade para nos auxiliarem em momentos pontuais das negociações que por certo virão”, comentou.
“A nossa ideia é produzir material para o rádio, o jornal impresso, a televisão e a internet. Mas tudo deve seguir o desenrolar das tratativas focadas nas empresas e nos empresários dispostos a vincular a sua marca à nossa entidade, tida como altamente idônea e criativa. Isso não quer dizer que as chamadas pessoas físicas serão deixadas de lado, pois elas certamente também terão as suas oportunidades de apoiar direta ou indiretamente as realizações da nossa Academia”, acrescentou.

EXEMPLOS
Com o intuito de ilustrar o que está nos planos da Academia, Jerry Mill citou o Minuto Literário, programa radiofônico de curta duração que poderá contar com patrocinador; a Notas Literárias, coluna jornalística com certa periodicidade que também poderá contar com patrocinador; e Literaturando, conversas entre escritores, leitores, estudiosos e curiosos que podem ser gravadas em áudio e vídeo e depois compartilhadas em diferentes plataformas e redes sociais.

“Sem contar as palestras, os debates, as oficinas, os cursos ou minicursos, as feiras, as mostras e tantos outros eventos que podem ser oferecidos à população da cidade e região, já que temos diversos especialistas em variados temas em nossa Academia, com mestrado, doutorado e até título de Doutor Honoris Causa. Ou seja, caso o nosso staff se mantenha consciente, motivado e ativo, não tem como o que estamos propondo dar errado”, ressaltou.

RECURSOS
Além de patrocínios e doações, Jerry Mill fez questão de mencionar outras fontes que podem ser acionadas para a manutenção destas e outras atividades idealizadas pela ARL. Para ele, ter o reconhecimento como entidade de utilidade pública nos níveis municipal, estadual e federal certamente trará alguns dividendos para a entidade, “desde que nós lutemos para obter e manter em alta cada um deles!” disse.

“Outra possibilidade é a destinação de emendas por parte de vereadores, deputados ou senadores com recursos financeiros suficientes para que possamos manter ou incrementar as atividades que forem prioritárias para a ARL num dado momento, o que pode incluir desde sessões de cinema a apresentações musicais ou teatrais que tenham alguma relação com as letras, com a leitura e mormente com a literatura, nosso maior foco”, concluiu.

INFORMAÇÕES
Empresas e pessoas interessadas pela iniciativa da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) podem obter mais detalhes sobre como participar de uma ou outra opção de amadurecimento intelectual, de entretenimento e de investimento pelo WhatsApp 66 99979-2892 (mensagem de texto), com o próprio Jerry Mill.





Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo