Jean Mangabeira, volante ex-Náutico, atualmente defende o Tacuary, time do futebol paraguaio. Aos 27 anos, o jogador natural de Rondonópolis (MT) compartilhou sua experiência de atuar no exterior e destacou seu desejo de disputar uma competição continental.
Embora seja mato-grossense, Jean nunca jogou ou fez parte das categorias de base de clubes de seu estado. Seu início no futebol ocorreu pela Aparecidense-GO, passando depois por Criciúma, Capivariano e MFK Karviná, da República Tcheca.
Jean destacou os aprendizados que acumulou ao longo de duas temporadas na Europa, mencionando a importância de vivenciar culturas diferentes através do futebol.
— Cada país tem seu estilo próprio de jogar. Sinto-me privilegiado por jogar pela segunda vez em uma liga internacional. Minha passagem pelo futebol brasileiro, europeu e agora paraguaio fortalece minha carreira. Aqui no Paraguai, o jogo é mais físico em comparação com o Brasil.
Atualmente, Jean divide o vestiário com jogadores renomados como Victor Ferraz, ex-Santos e Grêmio, e o atacante Orlando Berrío, ex-Flamengo. O Tacuary está na 11ª posição no Clausura paraguaio, mas o volante vê oportunidades futuras, sonhando com a possibilidade de disputar a Copa Sul-Americana ou até a Libertadores.
— Jogar uma competição continental seria muito gratificante para mim.
Em 2024, Jean participou de dez partidas, sendo titular em oito delas. Ele explicou que sua principal motivação ao ir para o Paraguai foi conquistar mais minutos em campo e explorar novos mercados na carreira.
— Vim para o Paraguai com o objetivo de somar minutos de jogo e abrir portas em um mercado onde nunca atuei. Estou satisfeito com meu desempenho e espero seguir evoluindo por aqui.
Fonte: Site Esporte MT