Secretaria de Saúde de Cuiabá alerta para chuva tóxica após o período de seca

Conforme o boletim, a chuva ácida ocorre após o acúmulo de poluentes na atmosfera durante o período seco

Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, emitiu um alerta sobre as primeiras chuvas após o período de seca. Elas são ácidas e podem causas problemas de pele, principalmente em crianças.

 

Conforme o boletim, a chuva ácida ocorre após o acúmulo de poluentes na atmosfera durante o período seco. Ela é causada pela reação de óxido de nitrogênio e enxofre, que são ácidos produzidos pela compulsão de combustíveis fósseis, carvão e a água.

 

“Essas substâncias são liberadas na atmosfera por incêndios, queima de combustíveis em veículos e lançamento de substâncias por chaminés industriais”, explica o boletim. Vários bairros de Cuiabá registraram chuvas desde o meio da semana. Na noite de quinta-feira (26), ela foi intensa em alguns pontos.

 

“A chuva é considerada ácida quando o seu pH é inferior a 5,5, enquanto que a chuva "normal" tem um pH em torno de 5,6. A água corrente tem um pH de 6,8 e a água pura tem um pH próximo ou igual a 7”.

 

A orientação da SMS é para que se evite tomar banho de chuva e/ou até mesmo exposição à chuva, já que a água pode estar com maior incidência de dióxido de carbono. “Em contato com a pele, pode ocasionar irritação, principalmente em crianças, que possuem sensibilidade maior”, finalizou.


Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Divulgação